Conhecimentos de Base Recomendados
Ciências Naturais e Ciências Sociais (Antropologia, Geografia, História, Sociologia)
Métodos de Ensino
As aulas desta UC são lecionadas por um docente de Ciências Sociais e outro de Ciências da Natureza, de modo a fomentar a análise, debate, pesquisa e reflexão integradas. A fim de possibilitar um conhecimento do meio local , regional e nacional, promovem-se saídas de campo e visitas de estudo. A avaliação da UC tem em conta quer o desempenho individual dos/as mestrandos/as, nomeadamente, a sua assiduidade, motivação, participação e reflexão crítica (20%), quer a elaboração de documentos (40%) a serem apresentados e discutidos na aula (40%). Neles são valorizados aspetos como estrutura e organização da informação, adequação aos destinatários e objetivos do trabalho, linguagem utilizada, qualidade e correção da informação científica.
Resultados de Aprendizagem
Compreender a dinâmica inerente aos processos naturais e sociais contextualizados no tempo e no espaço.
.Reconhecer a importância da proteção, valorização e conservação do património natural e cultural.
.Desenvolver uma perceção realista e consciente da situação do Planeta a fim de tomar e promover atitudes e compromissos responsáveis, socialmente justos e ecologicamente sustentáveis
.Reconhecer a diversidade humana e a complexidade do corpo nas suas dimensões e potencialidades biológica, social, cultural e histórica.
Programa
1. Percepção da Natureza e da Sociedade ao longo da História da Humanidade
2. Património natural e cultural
3. Sustentabilidade e desenvolvimento
4. Complexidade do ser Humano
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Elaboração de Documentos - 40.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Apresentação / Discussão Documentos - 40.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Clarke, P. (2012). Education for sustainability: becoming naturally smart. New York: Routledge
Martins,I.; Veiga,L.;Teixeira,F.;Vieira,C.;Vieira,R.; Rodrigues, A.; Couceiro, F. e Sá,P.(2010). Explorando… Sustentabilidade na Terra. Guião Didáctico para Professores.Vol.7. Lisboa: ME/DGIDC.
Martins,I.; Veiga,L.;Teixeira,F.;Vieira,C.;Vieira,R.; Rodrigues, A.; Couceiro,F. e Sá,P.(2012). Explorando…A Complexidade do Corpo Humano.Guião Didáctico para Professores. Vol.8. Lisboa: ME/DGIDC.
Portugal/ME (1998) A História na Educação Básica. Lisboa: ME/DGE
Roa, M.L. (2009). Environmental Sciences. Activities, ready-to-use Lessons, Labs & Worksheets for grades 7-12. 2nd Edition. San Francisco: Jossey-Bass
Roldão, M. C. (2001) Estudo do Meio no 1º Ciclo. Fundamentos e Estratégias, Lisboa, Texto Editora