Conhecimentos de Base Recomendados
O aluno deve ter conhecimentos básicos de Estatística Descritiva e Inferencial.
Métodos de Ensino
Aulas presenciais expositivas e com suporte informático.
O período letivo está estruturado em três componentes:
- aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos;
- aulas dedicadas ao uso de software e construção do questionário;
- aulas dedicadas a apoio do trabalho de simulação de um estudo de mercado.
As aulas serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências.
Resultados de Aprendizagem
OBJETIVOS GERAIS:
- Dar a conhecer os principais tipos de estudos de mercado, as suas potencialidades e limitações;
- Capacitar os alunos de know-how que lhes permitirá fazer um estudo de mercado.
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS:
- Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado;
- Identificar desenhos de pesquisa;
- Aplicar técnicas de amostragem e tratamento de dados;
- Realização de um estudo de mercado.
COMPETÊNCIAS GERAIS:
- Identificar as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado;
- Aplicar técnicas estatísticas para análise de dados.
COMPETÊNCIAS ESPECÍFICAS:
- Elaborar um projeto para realizar um estudo de mercado;
- Utilizar os métodos estatísticos fundamentais para a análise de dados qualitativos e quantitativos;
- Utilizar software relevante para análise de dados;
- Elaborar um relatório final de um estudo de mercado.
Programa
Capítulo 1 – Introdução aos Estudos de Mercado
1.1 Formulação do problema e necessidades de investigação.
1.2 Tipos de Estudos de Mercado
1.3 Conceção e desenho de um estudo de mercado.
1.4 Exemplos de Estudos de Mercado
Capítulo 2 – Contexto Externo e Interno
2.1 Contexto Interno
2.1.1 Definição
2.1.2 Análise de casos práticos
2.2 Contexto Externo
2.2.1 Definição
2.2.2 Análise de casos práticos
2.3 Trabalho de campo/investigação
Capítulo 3 – Amostragem
3.1 Definições básicas e plano de amostragem
3.2 Técnicas de Amostragem
Capítulo 4 – Métodos de Recolha de Dados
4.1 Fontes de dados
4.1.1 Fontes de dados Primárias
4.1.2 Fontes de dados Secundárias
4.2 Mensuração e Escalas
4.3 Desenho de um questionário
4.4 Outros métodos de recolha de dados
Capítulo 5 – Processamento de dados
5.1. Gestão de dados
5.2 Guidelines para recolha/ introdução/ verificação de dados
Capítulo 6 – Análise e Interpretação de dados
6.1 Revisões de Conceitos básicos: Estatística Descritiva e Inferencial
6.2 Estatística Multivariada
6.3 Análise e interpretação de dados em EXCEL
Capítulo 7 – Ética e Conduta
7.1 Ética
7.2 Conduta
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
PRINCIPAL
- Gomes da Silva, A. (2022). Guia para Estudos de Mercado. Ed Diário de Bordo, Lisboa. ISBN 978-989-53454-7-2
- McDaniel, C. & Gates, R. (2008); Marketing Research Essentials,.Wiley.. ISBN: 978-0-470-13198-5
- Wilson, A. (2003). Marketing Research – An Integrated Approach. Pearson. Education. ISBN: 0-273-65113-7
- Malhotra, N. (2001). Pesquisa de Mercado – Uma Orientação Aplicada. Bookman. ISBN: 85-7307-728-x
COMPLEMEMTAR
- Brace, I. (2008). Questionnaire Design. Kogan Page. ISBN: 978-0-7494-5028-1