Conhecimentos de Base Recomendados
Estatística
Métodos de Ensino
O período letivo está estruturado em três componentes: aulas dedicadas à apresentação dos conceitos teóricos e exemplos práticos; aulas dedicadas ao uso de software e construção do questionário; aulas dedicadas a apoio do trabalho de simulação de um estudo de mercado. As aulas serão intercaladas numa sequência que otimiza a aquisição de competências.
Resultados de Aprendizagem
Aprender as diferentes fases da elaboração de um estudo de mercado. Conhecer desenhos alternativos de
pesquisa, bem como conceitos, técnicas e métodos mais utilizados na execução de Estudos de Mercado.
Adequação do tipo de pesquisa para cada caso, metodologia, técnica de recolha de dados, definição amostral.
Usar técnicas de estatística multivariada e outras técnicas de classificação de dados. Compreender os
potenciais enviesamentos e limitações dos dados de Estudos de Mercado. Uso de um software (SPSS) de
análise estatística de dados. Apresentação e comunicação de resultados.
Programa
1.Introdução aos estudos de mercado
1.1. Formulação do problema de pesquisa
1.2. Tipologias de estudos de mercado
2. Dados
2.1. Fontes de dados
2.2. Mensuração e escalas
3. Amostragem
3.1. Tipos de amostras
3.2. Desenho da amostra
4. Métodos de recolha de dados
4. 1. Desenho do questionário
4.2. Entrevistas pessoais, via correio ou por telefone
4.3. Trabalhos de campo
5. Análise e interpretação dos dados
5.1. Processamento dos dados
5.2. Análise dos resultados
5.3. Estatística multivariada
5.4. Preparação o apresentação do relatório
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Principal:
Babin, B. J. & Zikmund, W. G. (2016). Exploring Marketing Research, 11th Edition, Cengage Publishing
Gomes da Silva, A. (2022). Guia para estudos de mercadoo. Ed Diário de Bordo, Lisboa
Hair, J et al (2018). Multivariate Data Analysis, 8th Ed., Cengage Publishing
Hill, M. M. & Hill, A. (2005). Investigação por questionário, 2ª Ed. Edições Sílabo
Malhotra, N. K. (2005). Introdução à pesquisa de marketing, Prentice-Hall
Marôco, J (2021). Análise estatística com o SPSS Statistics, 8ª Edição, ReportNumber Editora
Vicente, P. (2012) Estudos de Mercado e de Opinião – Princípios e Aplicações de Amostragem, Edições Sílabo
Complementar:
Burns, A.C. & Bush, R. F. (2005) Marketing Research, 4ª ed. Pearson Education, Upper Saddle River, New Jersey.
Malhotra, N. K. (2019) Marketing Research: An Applied Orientation, 7th Edition, Pearson