Conhecimentos de Base Recomendados
Anatomia, Fisiologia, Biofísica, Estudo do Movimento Humano.
Métodos de Ensino
Os métodos e estratégias pedagógicas adotadas incluem: exposição, demonstração/exemplificação, prática simulada entre estudantes, e resolução de problemas.
Os mecanismos de apoio e de acompanhamento do estudante incluem atendimento presencial ou à distância para esclarecimento de dúvidas e resolução de problemas.
Resultados de Aprendizagem
a) Possuir conhecimentos e capacidade de compreensão na área da ciência do exercício / exercício clínico;
b) Saber aplicar os conhecimentos e a capacidade de compreensão adquiridos, de forma a evidenciarem uma abordagem profissional ao ciclo de intervenção em fisioterapia / processo da fisioterapia;
c) Capacidade de resolução de problemas no âmbito da área da ciência do exercício / exercício clínico, e de construção e fundamentação da sua própria argumentação;
d) Capacidade de recolher, selecionar e interpretar a informação relevante, particularmente na área da ciência do exercício / exercício clínico, que os habilite a fundamentarem as soluções que preconizam e os juízos que emitem, incluindo na análise os aspetos sociais, científicos e éticos relevantes;
e) Competências que lhes permitam comunicar informação, ideias, problemas e soluções, particularmente na área da ciência do exercício / exercício clínico, tanto a públicos constituídos por especialistas como por não especialistas;
f) Competências de aprendizagem, particularmente na área da ciência do exercício / exercício clínico, que lhes permitam uma aprendizagem ao longo da vida com elevado grau de autonomia.
Programa
– Atividade física, exercício físico e saúde (1TP)
– Triagem de saúde pré-participação (1TP)
– Avaliação pré-exercício (2TP)
– Avaliação do movimento e da aptidão física (8TP)
– Aptidão física relacionada com a saúde: composição corporal, aptidão cardiorrespiratória (aeróbia), aptidão muscular (força e resistência), flexibilidade e aptidão neuromotora
– Prescrição de atividade e exercício físico (8TP)
– Exercício aeróbio, resistido, de flexibilidade e neuromotor
– Princípios FITT-VP (frequência, intensidade, tempo, tipo – volume, progressão) de prescrição do exercício
– Componentes da sessão de treino do exercício: aquecimento, condicionamento e arrefecimento
– Princípios do treino do exercício: sobrecarga, reversibilidade, progressão, individualidade, periodização, especificidade
– Supervisão do programa de treino do exercício
– Cálculos metabólicos (6TP)
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia principal:
ACSM (2008). ACSM’s Health-Related Physical Fitness Assessment Manual (2ed.). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
ACSM (2009). ACSM’s Exercise is Medicine: A Clinician’s Guide to Exercise Prescription. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.
ACSM (2017). ACSM’s Complete Guide to Fitness & Health (2ed.) Champaign: Human Kinetics.
ACSM (2021). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (11ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer.
Bibliografia complementar:
ACSM (2010). ACSM’s Certification Review (3ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer.
ACSM (2014). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (9ed.). Baltimore: Lippincott Williams & Wilkins.
ACSM (2018). ACSM’s Guidelines for Exercise Testing and Prescription (10ed.). Philadelphia: Wolters Kluwer.
Ainsworth, B.E. et al. (2011). 2011 Compendium of Physical Activities: A second Update of codes and MET Values. Medicine & Science in Sports & Exercise, 43(8): 1575-81.
Baptista, F. & Sardinha, L.B. (2010). Cálculos Metabólicos. Lisboa: Edições FMH, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade Técnica de Lisboa.
Bushman, B.A. (2020). Metabolic Calculations in Action: Part 1. ACSM’s Health & Fitness Journal, 24(3): 6-10.
Bushman, B.A. (2020). Metabolic Calculations in Action: Part 2. ACSM’s Health & Fitness Journal, 24(4): 5-8.
Garber, C.E. et al. (2011). Quantity and Quality of Exercise for Developing and Maintaining Cardiorespiratory, Musculoskeletal, and Neuromotor Fitness in Apparently Healthy Adults: Guidance for Prescribing Exercise. Medicine & Science in Sports & Exercise, 43(7):1334-59.
Hoover, D.L. (2016). Periodization and Physical Therapy: Bridging the Gap between Training and Rehabilitation. Physical Therapy in Sport, 18:1-20.