Estudos em Fisiopatologia do Sono

Estudos em Fisiopatologia Respiratória I e II

O ensino da unidade curricular está dividido em três componentes: T, TP e P. Os métodos pedagógicos aplicados à componente T e TP são: a) o método expositivo, no qual se abordam os princípios e conceitos conforme o programa proposto, com recurso a meios audiovisuais: b) o método interativo, com discussão privilegiada sobre temáticas de relevo introduzidas na aula, e que possibilitem uma integração prática dos conceitos teóricos.
Na componente P os alunos integram a equipa multidisciplinar, sob supervisão de um professor, desenvolvendo em contexto real as competências instrumentais decorrentes do processo de formação teórica.

O aluno deve adquirir conhecimentos sobre:
– Medicina do Sono e da importância da intervenção do profissional no diagnóstico e tratamento dos distúrbios associados.
– Fundamentos teóricos no campo de análise, classificação e interpretação de registos poligráficos do sono, deteção, análise e interpretação dos distúrbios do sono.
– Fundamentos teóricos e teórico-práticos como base de estudo e aplicação prática dos conhecimentos envoltos aos procedimentos laboratoriais em medicina do sono.
O aluno deve adquirir competências e aptidões de:
– Realizar estudos poligráficos do sono e proceder à sua interpretação.
– Realizar e interpretar testes de latência múltipla, actigrafias e testes de manutenção da vigília
– Adotar os procedimentos adequados na utilização dos equipamentos e gestão do laboratório de sono.

– Perspetiva histórica
– Sono normal
– Sono e a idade
– Privação de sono
Fisiologia do sono e mecanismos de controlo e regulação
Ritmo Circadiário
Sono e sonhos
Epidemiologia nos distúrbios do sono
Classificação internacional dos distúrbios do Sono
Diagnóstico em Medicina do Sono
Questionários de sono
Estudo Poligráfico do Sono
– Conceitos introdutórios
– Processamento de sinal no estudo poligráfico do sono
– Monitorização do paciente
– Calibração
– Estadiamento do sono – classificação visual
– Artefactos no estadiamento do sono
– Estadiamento de eventos respiratórios
– Estudo Poligráfico do sono com aferição de pressão positiva contínua
– Estudo Poligráfico do sono com suplementação de oxigénio
– Registo e relatório
– Protocolos e resolução de problemas
Outros exames em medicina do sono
– Testes de Latência Múltipla
– Actigrafia
– Teste de Manutenção da vigília
Gestão do laboratório de sono.
Avaliação Clínica em medicina do sono.
Distúrbios respiratórios do sono

Bibliografia Primária:

KRYGER, Meir H. ; ROTH, Thomas ; DEMENT, William C. Dement, ed. lit. – Principles and practice of sleep medicine. 4th ed. Philadelphia : Elsevier Saunders, 2005. XXVIII, 1517 p.. ISBN 978-0-7216-0797-7
RENTE, Pilar ; PIMENTEL, Teresa – A patologia do sono. Lisboa; Porto; Coimbra : Lidel, edições técnicas, 2004. 212 p. ISBN 972-757-273-1
Berry RB, Brooks R, Gamaldo CE, Harding SM, Lloyd RM, Marcus CL and Vaughn BV for the American Academy of sleep Medicine.
The AASM Manual for the scoring of sleep and Associated Events: Rules, Terminology and Technical Specifications, Version 2.3. www.aasmnet.org. Darien, Illinois: American