Estudos em Fisiopatologia Respiratória I

Iniciação à Fisiologia Clínica.

O ensino da unidade curricular está dividido em três componentes: teórica, teorico-prática e prática. Os métodos pedagógicos aplicados à componente teórica e teorico-prática são a) o Método Expositivo, no qual se abordam os princípios e conceitos conforme o programa proposto, com recurso a meios audiovisuais: b) o Método Interactivo, com discussão privilegiada sobre temáticas de relevo introduzidas na aula, e que possibilitem uma integração prática dos conceitos teóricos.

Na componente prática os alunos integram a equipa multidisciplinar no Laboratório , sob supervisão de um professor, desenvolvendo em contexto real as competências instrumentais decorrentes do processo de formação teórica.

No final da unidade curricular o aluno deverá ter conhecimentos de:
– Importância da intervenção na realização, diagnóstico e interpretação do estudo de função respiratória.
– Fundamentos teóricos no campo de análise e interpretação de estudos Funcionais Respiratórios, deteção, análise
e interpretação alterações funcionais respiratórios.
-Do papel e a importância dos exames da função respiratória no diagnóstico dos diversos distúrbios respiratórios.
– Procedimentos laboratoriais em Função Respiratória.
O aluno deve adquirir aptidões de :
– Realizar e interpretar provas de função respiratória, nas diferentes condições a realizar, na normalidade, desporto e patologia.

O aluno deve adquirir competências de :
– Realizar um estudo de Função respiratória;
– Elaborar o relatório técnico de interpretação do mesmo.
– Correlacionar os achados do exame com a patologia.

• Controlo de qualidade, normas ATS/ERS e procedimentos gerais a cumprir no laboratório.
• Normas de assepsia e cuidados a ter na abordagem ao doente.
• Resistências das vias aéreas (Pletismografia, Oscilometria de impulso e oclusão intermitente). Valores normais e
interpretação de parâmetros.
• Métodos de determinação do Volume residual (Pletismografia, Diluição do Hélio e depuração do Azoto).
• A capacidade de difusão pulmonar (Single Breath e Steady State).
• Métodos de avaliação dos músculos respiratórios
• Definição e interpretação da gasometria arterial e oximetria transcutânea

Bibliografia Primária:

Altalag A. et al. Pulmonary Lung Function Tests in Clinical Practice, Springer, London, 2009
Ruppel, G.E. Manual of Pulmononar Function Testing, Tenth edition, 2013
Couto, A., Reis Ferreira, J.M.. Estudo Funcional Respiratório- Bases Fisiológicase Aplicação na Prática Clínica.Lidel, 2004.
MAGALHÃES, Adriana [et al.] – Atlas de pneumologia. [1ª ed.]. Lisboa : Permanyer Portugal, 2010. 3 vol.(1894 p.). ISBN 978-972-733-259-5