Ética e Deontologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não são exigidos conhecimentos específicos para esta u.c., contudo, como suporte à compreensão dos assuntos elencados nos conteúdos programáticos, são importantes os conhecimentos adquiridos nas diferentes unidades curriculares integrantes do curso .

Métodos de Ensino

A generalidade da UC compreende aulas expositivas, com uma participação crítica dos alunos, sendo ainda largamente utilizado materiais diretamente relevantes na área.
Utiliza-se também a análise de informação corrente e atual, desenvolvendo-se o estudo de casos reais com a elaboração de trabalhos de grup0, pelo que as metodologias de ensino–aprendizagem traduzem-se nas seguintes abordagens:

─ teórico-expositiva;

─ ativa;

─ participativa; e

─ auto–estudo orientado pelo docente

Resultados de Aprendizagem

1- Objetivos

A unidade curricular Ética e Deveres Profissionais ministrada ao 3.º ano (2.º semestre) da licenciatura Marketing e Negócios Internacionais apresenta-se como um corpo de conhecimentos pluridisciplinar, abrangente e de banda larga. Tem por missão e espírito ir ao encontro das expectativas de um estudante de ciências empresariais do século XXI na procura de evidenciar a importância social das funções de um profissional tanto no âmbito da forma de estar das organizações como na forma de estar nas organizações através do desempenho de funções específicas num todo muito diversificado, enquadrando estas funções nas relações intra-grupo.

2- Competências

No fim da lecionação desta unidade curricular os alunos deverão ter:

Conhecimentos associados à contextualização do fenómeno ético na atualidade;

Identificar os principais conceitos teóricos relativos à ética, à deontologia e à moral;

Capacidade de decisão ética nas organizações;

Interiorizado o conceito, os princípios e a evolução da dimensão ética empresarial;

Sensibilidade para a importância e o respeito da ética nos negócios;

Capacidade para perceber a importância social e o interesse público do cumprimento dos principais valores éticos, deontológicos e axiológicos de um profissional da área do Marketing e dos Negócios Internacionais

Um corpo teórico-prático de conhecimentos sólidos acerca de aspetos específicos de ética nas diferentes atividades profissionais relacionadas com as áreas de estudo dos alunos da unidade curricular;

Uma cultura geral forte na área das ciências empresariais e do futuro profissional do mundo dos negócios;

Valores ético-sociais necessários ao comportamento deontológico correto de um futuro profissional;

Consciência das consequências indesejáveis para o bem comum de um comportamento organizacional não deontológico e antiético;

Programa

PARTE I: Introdução e conceitos

I.1 – Contextualização do fenómeno ético na atualidade

I.2 – Necessidade da ética

I.3 – Utilidade social da ética  

I.4 – Fontes de ética

I.5 – A formalização da ética

I.6 – Tipologia dos documentos éticos  

1.7 – Moral (objeto e conceito)

1.8 – Ética (objeto e conceito)

1.9 – Deontologia (objeto e conceito)

1.10 – Regras éticas

1.11 – Comportamento ético

1.12 – Axiologia

1.13 – Valores, atitudes e comportamentos humanos

PARTE II: ética negócios e profissão

II.1 – Definições e objetivos

II.2 – Exemplos de códigos de ética/códigos deontológicos de profissões reguladas

II.3 – Necessidade de códigos de ética/códigos deontológicos nas profissões e nas organizações

II.4 – O meio envolvente

II.5 – Os empresários, as suas motivações e os seus objetivos

II.6 – A formação ética nas diversas instituições

II.7 – Problemas de ética nos negócios

II.8 – O papel da administração pública e do poder político

PARTE III: análise de soluções práticas de normalização de profissões de acordo com a área de conhecimento dos estudantes da u.c.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Português:         

Bibliografia Fundamental

Alis, D., Besseyre des Horts, C. H., Chevalier, F., Fabi, B. e Peretti, J-M. (2014). Gestão dos Recursos Humanos – uma Abordagem Internacional. Lisboa: Instituto Piaget.

Almeida, F. (2010). Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas. Cascais: Principia.

Conrad, Christian A. (2022) :” Business Ethics – A Philosophical and Behavioral Approach”. Springer International Publishing. ISBN 9783030988432.

Howaniec, Honorata (2023): “Corporate Social Responsibility and Marketing Ethics: The Effects of Value-Based Marketing on Consumer Behaviour”. Taylor and Francis. ISBN 9781032329222.

Wernaart Bart (2021) :” Ethics And Business – A Global Introduction” TAYLOR & FRANCIS. 9781032046242

Bibliografia Complementar

Almeida, F., Seixas, A., Gama, P. e Peixoto, P. (2015). A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal: um Estudo sobre a Ética dos Alunos Portugueses. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra.

Aristóteles (2015). Ética a Nicómaco (5.ª ed.). Tradução, prefácio e notas de António de Castro Caeiro. Lisboa: Quetzal Editores. 

Baynast, A., Lendrevie, J., Lévy, J., Dionísio, P. e Rodrigues, V. (2018). Mercator 25 Anos – o Marketing na Era Digital. Lisboa: Dom Quixote.

Brito, C. M. e Lencastre, P. (2014). Os Novos Horizontes do Marketing. Lisboa: Dom Quixote

HOPKINS, Willie E. (1997) “Ethical Dimensions of Diversity”. Sage Publications. ISBN 9780803972896

MAURICE, Jak (1996) “Accounting Ethics”. Pitman Publishing London

NASH, Laura L. (2001) “Ética nas Empresas – Boas intenções à parte”. Makron Books. Rio de Janeiro

TOFLER, Barbara Ley (1991) “Ética no Trabalho”. Wiley.Rio de Janeiro

Boatright, John R.(2016) “Ethics and the conduct of Business” – Pearson. ISBN 978-0134167657

Ridley, Charles R and Johnson, W. Brad (2008) “The Elements of Ethics for profissionals” – Palgrave Pegoraro, Olinto (2006) “Ética dos maiores mestres através da História” – Editora Vozes, Ltda – Brasil