Exterior e Anatomia do Cavalo

Seria desejável conhecimentos de base na área da biologia.

A fim de poder atingir os objectivos propostos, o processo de ensino/aprendizagem baseia-se em:

– aulas teórico-práticas de metodologia expositiva para a apresentação dos conteúdos teóricos, exemplificando em modelos anatómicos e com apresentações em “PowerPoint”.

– componente elevada de aulas práticas com os cavalos in vivo, de modo a que o aluno possa identificar e correlacionar as diferentes regiões anatómicas com a respectiva função.

– utilização de meios audiovisuais para demonstrar determinados conteúdos.

O objectivo desta unidade curricular é promover, no estudante que a complete com sucesso, as seguintes competências:

1. Conhecer o exterior do cavalo e a sua relação com as várias estruturas orgânicas.

2. Conhecer a organização esquelética, articular, muscular e tegumentar do cavalo.

3. Conhecer a localização e a estrutura macroscópica de diferentes sistemas do organismo animal.

1. O exterior do cavalo: principais regiões da cabeça, tronco e membros. O crescimento e o desenvolvimento e as suas relações com as regiões do exterior do animal
  2. O esqueleto do cavalo: crâneo, coluna vertebral, membro anterior e posterior.
  3. As articulações do cavalo: estrutura e classificação das articulações. Principais articulações. As principais alterações a que estão sujeitas.
  4. Os músculos do cavalo: estrutura e classificação dos músculos. Principais músculos. Mecanismo de contracção muscular.
  5. O sistema tegumentar: estrutura da pele e dos pelos. O casco.
  6. O sistema urinário: estrutura, localização e função dos principais orgãos.
  7. Sistema circulatório: estrutura e localização do coração, artérias e veias. Circulação pulmonar e sistémica.
  8. Sistema linfático: vasos linfáticos, linfonodos e baço.
  9. Sistema respiratório: estrutura, localização e função.
  10. Sistema digestivo: estrutura, localização e função.
  11. Sistema reprodutivo: estrutura, localização e função.

Apontamentos elaborados pelos docentes.

Frandson, R.D.; Wilke, W. L.; Fails A. D. (2005). Anatomia e Fisiologia dos Animais Domésticos. Guanabara Koogan S. A., Rio de Janeiro.

Popesko, Peter (1980). Atlas d`anatomie topographiques des animaux domestiques, Volume I, II e III. Malone S.A., Paris.

Silva, Ana Teresa (2009). HIPOLOGIA- Guia para o estudo do cavalo. Lidel- edições técnicas, Lisboa.

Sisson, S. e Grossman, J.D. (1982) Anatomia de los animales domésticos. Masson, S.A., Barcelona.

Vale, J. M. (1976). O exterior do cavalo. Empresa Nacional Publicidade.