Fabrico de Moldes

Conhecimentos de Base Recomendados

— N/A —

Métodos de Ensino

Nas aulas teórico-práticas são apresentados os conteúdos que permitem o conhecimento dos diferentes tipos de moldes, elementos constituintes dos moldes e peças poliméricas produzidas. Para tal, são apresentados vídeos, fotografias, desenhos técnicos, diferentes componentes normalizados de moldes e alguns moldes existentes no departamento de Engenharia Mecânica. São ainda apresentadas e analisadas em detalhe diferentes peças poliméricas produzidas por injecção. Nas aulas práticas é simulada através de softwares a injecção de peças poliméricas com diferentes materiais termoplásticos, sendo também iniciado através de software’s a forma de realizar o projecto de um molde.

Resultados de Aprendizagem

Identificar os principais tipos de moldes utilizados na indústria; Conhecer o ciclo de injecção de termoplásticos e os principais parâmetros do processo; Conhecer os principais processos de maquinagem aplicados no fabrico de moldes e estabelecer a relação entre a geometria a obter e os processos mais adequados à sua obtenção; Seleccionar os materiais e tratamentos térmicos mais adequados a aplicar em moldes de Injecção de termoplásticos; Conhecer os sistemas funcionais de moldes de Injecção de termoplásticos e os principais elementos normalizados existentes no mercado; Saber aplicar as regras específicas para o projecto, desenho e fabrico de moldes de injecção de termoplásticos.

Programa

1. Introdução ao fabrico de moldes

Definição de molde e história dos moldes em Portugal,  Aplicação de moldes na indústria: Moldes para a produção de peças em vidro, moldes para a conformação de materiais cerâmicos, moldes para a fundição injectada e moldes para a produção de peças poliméricas.

2. Injecção de termoplásticos e respectivos moldes de injecção 

Ciclo de moldação e variáveis a ajustar no sistema de controlo da injectora. Força de fecho e unidade de fecho. Condições típicas de moldação por injecção para os diferentes termoplásticos. Defeitos mais comuns em peças injectadas. Planeamento do molde de injecção. Tipologia e classificação dos moldes de injecção: i) moldes sólidos ou estruturados, ii) moldes de de 2 ou 3 placas, III) moldes de canais frios ou quentes, iv) outro tipo de moldes.

3. Materiais e endurecimento de materiais para moldes de injecção de termoplásticos

Propriedades requeridas para os moldes e vida de serviço de um molde. Aços, ligas de cobre, ligas de alumínio. Graus de polimento. Tensões, deformações e fissuras dos moldes. Regras de protejo para evitar a fissuração. Tratamentos térmicos e revestimento de superfície para endurecimento de materiais.

4. Processos de fabrico aplicados a moldes

Corte por arranque de apara: Fresagem, torneamento e furação.  Corte por electroerosão e Rectificação. Aplicação de sistemas CAD/CAM ao fabrico de moldes.

5. Sistemas funcionais de moldes de injecção de termoplásticos: Zonas moldantes, guiamento e travamento.

Tolerância de moldes e contracção dos termoplásticos. Centragem: acessórios, alinhamento e guiamento. Acabamento e montagem de moldes.

6. Sistemas funcionais de moldes de injecção de termoplásticos: Sistemas de alimentação e escape de gases.

Sistemas de alimentação com canais frios: jito, alimentador e ataques. Sistema de alimentação com canais isolados e sistema de alimentação com canais quentes. Sistema de escape de gases.

7. Sistemas funcionais de moldes de injecção de termoplásticos: Sistemas de controlo de temperatura.

Regras gerais de controlo de temperatura. Furações de água para buchas e cavidades. Acessórios dos circuitos de controlo de temperatura: parafusos e tampões de fecho, vedantes e ligações.

8. Sistemas funcionais de moldes de injecção de termoplásticos: Sistemas de extracção.

Extracção simples. Extracção com contra-saídas. Extracção com balancés. Extracção com movimentos. Outros tipos de extracção.

9. Utilização de Aplicações Informáticas no Projecto de Moldes.

Utilização dos módulos Mold Tools e Plastics do Software SolidWorks®. Utilização do Software MasterCAM.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Recomendada:

  • Matos, A. (2003). Manual do Projectista para moldes de injecção de plástico. Edição Centimfe  [disponível na biblioteca do ISEC em 4-6-150]
  • Martins, P. (2019). Desenho e Projecto de Moldes, Edição Centimfe e FCA
  • Provenza, F. (1982). Moldes para plásticos. Escola Pro-tec  [disponível na biblioteca do ISEC em 4-6-70]
  • Vaz, E (1987). Moldes, Cunhos e Cortantes. Editora Lopes da Silva
  • Rosato, D., Rosato, D., Rosato, M. (2000). Injection molding handbook (3rd.  ed.). Kluwer Academic Publishers – Palatine Press [disponível na biblioteca do ISEC em 4-6-148]