Farmacologia I

Conhecimentos de Base Recomendados

Anatomofisiologia I e II, Biologia Celular e Molecular, Bioquímica, Química Orgânica, Química dos Fármacos

Métodos de Ensino

Os conteúdos respeitantes aos módulos 1-3 capitalizam conhecimento fundamental das ciências farmacológicas que é aplicado à resolução de casos reais, com desenvolvimento do raciocínio analítico e crítico em Farmacologia. O módulo 4 preconiza a aplicação objetiva do conhecimento em situações de maior complexidade, com desenvolvimento de competências farmacológicas nas suas dimensões práticas e reforço de aptidões de comunicação oral e escrita. As metodologias de ensino (ME) selecionadas combinam estratégias de inovação pedagógica através de momentos de aprendizagem ativa, centrada no estudante, tendo em vista a promoção da trilogia do conhecimento nas suas dimensões: saber-saber (conhecimentos), saber-fazer (aptidões) e saber-ser (competências).

 ME1 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais adequados, com momentos ativos de aprendizagem individual centrados na resolução de problemas farmacológicos para aplicação do conhecimento: Plataforma Mentimeter (Worlcloud, Q&A, Multiple Choice, Ranking tools) [Módulos 1-3]

ME2 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento: Atividades Jigsaw [Módulos 1-3]

ME3 – Ensino expositivo interativo através de meios audiovisuais com momentos ativos de aprendizagem em grupo centrados na análise e discussão de artigos científicos da área para aplicação do conhecimento: Atividades Think-Pair-Share [Módulos 1-3]

ME4 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através da formulação, em grupo, do gap farmacológico, desenho de hipóteses e seleção dos ensaios farmacológicos/metodologias biomédicas adequadas à resolução do problema. O docente dinamiza o processo de aprendizagem através de orientação síncrona na Plataforma Jamboard. Neste processo, a prática é orientada para a ação com o desenvolvimento de competências de análise e resolução de casos práticos farmacológicos nos algoritmos Vienna LiverTox Workspace e NCI-ALMANAC disponíveis on-line [Módulo 4]

ME5 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação através da exploração, em grupo, de ensaios farmacológicos pré-clínicos em contexto real – Hands-on laboratorial [Módulo 4]

ME6 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a conceptualização e desenvolvimento, em grupo, de um Infográfico explicativo de cada projeto farmacológico através da plataforma Canva [Módulo 4]

ME7 – Ensino baseado no projeto: a prática é orientada para a ação com a apresentação do projeto desenvolvido em grupo, em formato Pitch, tendo em vista o ganho de competências de comunicação oral em ciências farmacológicas[Módulo 4]

Resultados de Aprendizagem

Finda a unidade curricular, espera-se ter capacitado os alunos para:

 C1 – Caracterizar conceitos fundamentais de farmacocinética e farmacodinâmica

C2 – Interpretar os mecanismos de ação de moléculas farmacologicamente ativas, competentes para modular: i) sistema nervoso central, ii) inflamação e dor e iii) sistema respiratório

C3 – Contextualizar a origem de efeitos adversos e interações medicamentosas das moléculas em apreço, aplicando algoritmos de pensamento sistémico e reconhecendo como sistemas fisiológicos complexos são modulados em diferentes domínios

C4 – Aplicar o processo de investigação e desenvolvimento de medicamentos na sua fase pré-clínica, selecionando as metodologias biomédicas/protocolos adequados, tendo em vista a inovação farmacoterapêutica

C5 – Raciocinar analítica e criticamente, com domínio de estratégias de comunicação oral e escrita nas ciências farmacológicas

 

Programa

Matriz teórica (T)

 Módulo 1. Princípios básicos de Farmacologia e fundamentos de Farmacocinética e Farmacodinâmica (9h T)

1.1. Origem dos fármacos e nomenclatura

1.2. Definição de efeito terapêutico, efeito secundário e efeito adverso

1.3. Efeito dos fármacos nos sistemas biológicos: níveis de complexidade de organização

1.4. Principais alvos moleculares farmacológicos: recetores ionotrópicos, metabotrópicos e acoplados a cinases; enzimas e transportadores.

1.5. Natureza macromolecular de recetores de fármacos: cinética da ligação fármaco-recetor.

1.6. Relação entre % de ocupação de recetores e efeito farmacológico. Curva dose-resposta (Emax, CE50 e DE50)

1.7. Definição dos conceitos: especificidade, afinidade, eficácia, potência, sinergismo, interação, biodisponibilidade, bioequivalência, dessensibilização e tolerância

1.8. Sistema L.A.D.M.E.

1.9. Curva AUC: incorporação, disposição e parâmetros farmacocinéticos

1.9. Vias de administração

 

 Módulo 2. Farmacologia do Sistema Nervoso Central (SNC) (27h T)

2.1. Introdução à neurofarmacologia e psicofarmacologia

2.1.1. Revisão do potencial de ação nervoso e neurotransmissão

2.1.2. Classes de neurotransmissores e recetores: excitatórios e inibitórios

2.1.3. Estratégias de modulação do potencial de ação nervoso

2.2. Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

2.2.1. Estimulantes do SNC

2.2.1.1. Estimulantes do córtex cerebral

2.2.1.2. Estimulantes do tronco cerebral

2.2.1.3. Estimulantes da medula espinal

2.2.2. Fármacos sedativo-hipnóticos

2.2.2.1. Ansiolíticos, sedativos e hipnóticos: barbitúricos, benzodiazepinas, azopironas, agonistas dos recetores das BZD e da melatonina

2.2.3. Fármacos antiepiléticos (AEDs)

2.2.3.1. AEDs clássicos

2.2.3.2. AEDs de 2ª geração
2.2.4. Fármacos anestésicos gerais, locais e relaxantes da musculatura esquelética

2.2.4.1. Anestésicos inalatórios

2.2.4.2. Anestésicos intravenosos

2.2.4.3. Relaxantes musculares: bloqueadores da junção neuromuscular e espamoslíticos

2.2.5. Fármacos antipsicóticos

2.2.5.1. Antipsicóticos de 1ª geração (fenotiazinas, butirofenonas, tioxantenos)

2.2.5.2. Antipsicóticos de 2ª geração
2.2.6. Fármacos psicoanalépticos antidepressivos

2.2.6.1. Tricíclicos

2.2.6.2. Não tricíclicos

2.2.6.3. Inibidores MAO-A

2.2.6.4. Inibidores seletivos recaptação 5HT

2.2.6.4. Inibidores não seletivos recaptação 5HT e NA

2.2.8. Analgésicos centrais não-opióides

2.2.9. Analgésicos opióides: agonistas puros, parciais, agonistas-antagonistas mistos, antagonistas
2.2.10. Fármacos anti-inflamatórios e antinociceptivos

2.2.10.1. Introdução às vias de síntese de eicosanóides e leucotrienos e às vias nociceptivas

2.2.10.2. Anti-inflamatórios não-esteróides (AINEs): derivados dos ácidos carboxílicos, dos ácidos enólicos e outros; coxibes

2.2.10.3. Anti-inflamatórios esteroides: glucocorticoides

2.2.10.4. Imunosupressores: inibidores da calcineurina, messalazina, anti-proliferativos/metabólicos, dimetilfumarato, acetato de glatirâmero, fingolimod

2.2.10.5. Terapêutica biológica

2.2.10.6. Relaxantes musculares de ação central: agonistas a2, BDZ, baclofeno

2.2.10.7. Triptanos

2.2.10.8. Canabinóides clássicos e não-clássicos

2.3. Farmacologia das doenças neurodegenerativas

2.3.1. Doença de Alzheimer: inibidores da acetilcolinesterase, antagonistas não competitivos dos recetores NMDA, imunoterapia ativa e passiva experimental

2.3.2. Doença de Parkinson: Anticolinérgicos, dopaminomiméticos, imunoterapia e anticorpos anti-a-sinucleína experimentais

 

Módulo 3. Farmacologia do Sistema Respiratório (9h)

Considerações farmacocinéticas e farmacodinâmicas dos seguintes grupos farmacológicos:

3.1. Broncodilatadores:

3.1.1. Simpaticomiméticos b2

3.1.2. Antagonistas colinérgicos muscarínicos

3.1.3. Metilxantinas

3.2. Moduladores da inflamação: antagonistas dos recetores dos leucotrienos LTD4, inibidores da lipooxigenase, inibidores das fosfodiesterases

3.3. Terapêutica biológica: anti-IL5, anti-IL4R, anti-IgE

3.4. Anti-histamínicos: 1ª geração e 2ª geração

3.5. Antitússicos de ação central e periférica

3.6. Expetorantes e mucolíticos

 

Matriz Prática (P)

 Módulo 4. O processo de investigação e desenvolvimento (I&D) pré-clínico de medicamentos e produtos de saúde em Farmacologia

4.1. Certificação em farmacologia experimental

4.2. Fase in silico: computer-aided drug design (CADD, 4h)

4.3. Fase in vitro: modelos celulares (8h)

4.3.1. Linhas celulares 

4.3.2. Culturas primárias

4.3.3. Organóides e esferóides

4.4. Fase in vivo: modelos animais de doença humana (10h)

4.4.1. Genéticos

4.4.2. Cirúrgicos

4.4.3. Toxicológicos

4.4.4. Induzidos por dieta

4.4.5. Escolha da espécie e fatores influentes

4.4.6. Protocolos de exposição única e repetida

4.4.5. Correlações in vitro/in vivo: transposição de doses

4.4.6. Avaliação translacional dos protocolos pré-clínicos

4.4.7. Questões éticas e regulamentares

4.5. Metodologias biomédicas para avaliação de eficácia e segurança (4h)

4.6. Protocolos para cumprimento de requisitos regulamentares de eficácia e segurança relevantes para as agências EMA e FDA (4h)

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia primária
Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas, 5a edição. Coordenado por S. Guimarães, D. Moura e P. Soares da Silva. Porto Editora, 2006.
Basic & Clinical Pharmacology, de Katzung, 10a edição, editado pela McGraw-Hill.
Goodman and Gilman’s. The Pharmacological Basis of Therapeutics, 10a edição. Editado por A. G. Gilman et al. Pergamon Press.
Guide to drug development: a comprehensive review and assessment, 1ª edição. Spilker, Bert 2009. Wolters Kluwer Health/Lippincott Williams & Wilkins. 1st edition.

Bibliografia secundária
Apontamentos
Artigos científicos da especialidade, com revisão por pares, indexados à Medline.