Ferramentas de Comunicação Técnica

O estudante adquire conhecimentos para efetuar análise estatística, construir tabelas/gráficos e aplicar outras técnicas/ferramentas de inferência estatística no âmbito de outras unidades curriculares.

Para a concretização dos objetivos da UC e conferência das competências previstas ao aluno, o processo de aprendizagem baseia-se no estudo de casos, acompanhado de um conjunto de instruções e ferramentas estatísticas/informáticas que levam o estudante a analisar cada caso e a retirar conclusões; na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas.

As aulas serão teórico-práticas. Será utilizada uma metodologia expositiva para a apresentação dos conceitos teóricos que serão exemplificados com situações concretas da realidade. A exposição será feita recorrendo a apresentações em “power point.

Recurso ao Microsoft Excel, Word e Power Point.

Desenvolver a capacidade de utilização de ferramentas informáticas para o processamento de texto, processamento de dados e cálculo, processamento de imagem, elaboração de apresentações multimédia em Power Point. Desenvolver a capacidade de utilização de ferramentas informáticas para o processamento de texto, processamento de dados e cálculo, processamento de imagem, elaboração de apresentações multimédia Excel. Desenvolver competências no domínio da estatística, proporcionando aos alunos uma visão integrada da estatística descritiva a aplicar a situações no contexto agrícola. Analisar e interpretar os dados obtidos e apresentar os resultados de maneira a resumir a informação e facilitar a tomada de decisões. Utilizar a folha de cálculo Excel para o estudo estatístico descritivo de um conjunto de dados e para o estudo da associação entre duas variáveis. Desenvolver competências pessoais ao nível de estruturação do pensamento lógico e raciocínio.

Introdução à Informática

Hardware e software. Sistemas operativos. Exemplos de aplicações informáticas para tarefas comuns. Ferramentas de trabalho colaborativo.

Direitos de autor. Tipos de licenças. Segurança informática. Ergonomia.

Organização de dados numa tabela de frequências e respetiva representação gráfica. Utilização do Microsoft Excel na obtenção de tabelas de frequências. Tabelas dinâmicas. Programação de fórmulas.

Representação gráfica de dados. Utilização do Microsoft Excel na construção de gráficos.

Medidas de localização, medidas de tendência não central, medidas de dispersão e medidas de  assimetria e achatamento. Utilização do Microsoft Excel na obtenção das estatísticas descritivas.

Noções e aplicações de um gestor de apresentações. Power Point

Processamento de texto. Utilização do Microsoft Word.

Tratamento e edição de imagem.

Folha de cálculo: funções e procedimentos ; tratamento de dados: noções básicas de estatística descritiva; medidas de tendência central e de dispersão. Representação gráfica.

Modelo de regressão linear simples. Diagrama de dispersão. Coeficiente de correlação de Pearson e coeficiente de determinação. Método dos mínimos quadrados.Utilização do Microsoft  Excel na construção da recta de regressão.

Publicação e presença na Internet.

Sousa, MJ (2011). Domine a 110% – Excel 2010. FCA – Editora Informática (9789727227068) ECDL Foundation (2006). Módulos AM3, AM4, AM6, The European Computer Driving Licence Foundation Ltd. (disponível em http://www.ecdl.pt/PT/CERTECDL/CERTIECDL/Pages/CertificacoesECDL.aspx 2013 09 13)

Jesus, C (2011). Exercícios de Word 2010 & 2007. FCA – Editora Informática (9789727226726) Amaral, P (2006). O essencial sobre…O Computador. Porto Editora (9789720451224) Vaz, I (2012). Word 2010: Domine a 110%. FCA – Editora de Informática (9789727227181)

Harvey, G (2011). Excel 2010 Para Totós. Porto Editora (9789720452368) Marques, PC (2011). Exercícios de Powerpoint 2010 & 2007. FCA – Editora Informática (9789727227167)

Janert, PK (2010). Gnuplot in action: understanding data with graphs, Manning. Oakland, JS (2003). Statistical Process Control, 5th ed., Butterworth Heinemann

Pinto, Mário Paulo; 2011. Microsoft Word 2010. Edições Centro Atlântico (9789896151102)

Marques, PC (2011). Exercícios de Excel 2010. FCA – Editora Informática (9789727226788) Microsoft (2013). Formação do Office. Microsoft Corporation (disponível em http://office.microsoft.com/pt-pt/support/formacao-FX010056500.aspx em 2013.09.12).