Fertilidade do Solo e Nutrição Vegetal

O estudante deverá ter bons conhecimentos de química, biologia e pedologia. Idealmente, para a boa
progressão do estudante, deverá ter já aproveitamento positivo dessas UC.

Para a concretização dos objectivos de cada um dos aspectos focados na unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

i) No estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções; ii) Na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo; iii) Na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios.

Para o estudante realizar a unidade curricular com sucesso, deverá adquirir as seguintes competências:

1. Conhecer o comportamento dos nutrientes no sistema solo-planta-atmosfera e a importância da fertilidade física, química e biológica dos solos;

2. Realizar procedimentos para avaliação da fertilidade do solo e estado nutricional das plantas, nomeadamente: a) Efetuar colheitas de amostras de solo e de material vegetal; b) Conhecer as metodologias utilizadas nas análises químicas de solos e de plantas; c) Interpretar os resultados das análises.

3. Elaborar um plano de fertilização adequado ao modo de produção biológico

I. Fertilidade do solo e nutrição vegetal e estudo da dinâmica dos nutrientes vegetais no solo e na planta. Caracterização da fertilidade física, química e biológica do solo: processos físicos, químicos e biológicos e reacções inerentes a cada um dos processos.

II. Utilização de métodos de dignóstico: Colheita de amostras de terra e de material vegetal e metodologias de análises de solos e de material vegetal. Interpretação dos resultados obtidos nas determinações analíticas.

III. Características dos fertilizantes em geral. Fertilizantes apropriados ao modo de produção biológica. Princípios utilizados nas recomendações gerais de fertilização e conversão para o modo de produção biológico. Planos de fertilização adequados às normas de produção biológica

FERREIRA, J. e outros (2009). As Bases da Agricultura Biológica. Tomo I – Produção Vegetal. Edibio. ISBN 978-972-99697-1-3

MALAVOLTA, E. 1994 Fertilizantes e seu impacto ambiental: micronutrientes e metais pesados, mitos, mistificações e fatos. São Paulo: Produquímica, 153p.

MARSCHNER, H. 1986. Mineral Nutrition in Higher Plants. Academic Press, London.

MENGEL, K., KIRKBY, E., KOSEGARTEN, H. AND APPEL T. 2001. Principles of Plant Nutrition. 5th Ed. International Potash Institute, Berna. Kluwer Academic Publishers, Netherlands.

SANTOS, J.Q. 2012. Fertilização – Fundamentos da Utilização dos Adubos e Correctivos. J. Quelhas dos Santos 4ª Ed. Publicações Europa-América.

SOARES M. (2005). “Manual de Avaliação da Qualidade de Compostos Orgânicos Obtidos por Compostagem”, Departamento de Ciências Exactas e Ambiente da Escola Superior Agrária de Coimbra, Coimbra.

VILÁ, C.B. 1988. Agricultura Biologica en equilibrio com la Agricultura Quimica. Fertilizacion natural. La agricultura del futuro.Ed Aedos. Barcelona.

VARENNES A. 2003. Produtividade dos Solos e Ambiente. Escolar editora.

VIVANCOS, A. D. 1989. Tratado de Fertilizatión. Ed. Mundi-Prensa.