Finanças Empresariais I

Conhecimentos de Base Recomendados

Gestão Financeira

Econometria

Métodos de Ensino

A unidade curricular é uma disciplina de natureza teórico-prática, onde a par da transmissão de conhecimentos há espaço para o debate e para a reflexão critica sobre a evidencia empírica revelada em investigação anterior (estrutura de capital ou distribuição de resultados).

Resultados de Aprendizagem

Sensibilizar o aluno para um conjunto de temas essenciais das finanças empresariais, em concreto:

(i) A política de estrutura de capital. Existe uma estrutura de capital “ótima”, ou seja, uma combinação ideal entre dívida e capital próprio?

(ii) A política de dividendos. Quais os principais factores que a condicionam? Como se tem revelado o efeito da actual crise económica e financeira na politica de distribuição de resultados?

(iii) O que se entende por Corporate Governance? Como é que a Corporate Governance condiciona a capacidade de criar valor nas empresas? Será que a estrutura de capital e a política de distribuição de resultados não são condicionadas pela governação das empresas?

Programa

Estrutura de Capital: 1. Irrelevância da Estrutura de Capital: Modigliani-Miller; 2. Estrutura de Capital com Impostos; 3. Modelos de “Trade-off” (estático e dinâmico); 4. A “Pecking Order Theory”; 5. Custos de agências e a estrutura de capital.

Política de Dividendos: 1. A Problemática da Irrelevância dos Dividendos; 2. Teorias Alternativas da Política de Dividendos; 3. Fatores determinantes da política de dividendos.

Governação de empresas: 1. O conceito de Corporate governance; 2. Principais, mecanismos de governação; 3. Corporate governance e o contexto institucional e de desenvolvimento de mercados; 4. O papel central da governação na explicação das problemáticas de estrutura de capital e de distribuição de resultados.

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

FUNDAMENTAL

Richard Brealey, Stewart Myers, Franklin Allen and Alex Edmans. (2023). Principles of corporate Finance, McGraw Hill, 14º edition.

Farre-Mensa, Joan and Michaely, Roni and Schmalz, Martin C. and Schmalz, Martin C., Financing Payouts (June 13, 2023). Ross School of Business Paper No. 1263,. 

Goergen, Marc (2012) International Corporate Governance.

Robertson, C. Diyab, A. and Al-Kahtani, A. (2013). A Cross-National Analysis of Perceptions of Corporate Governance Principles, International Business Review, Vol. 22, No. 1, Pp.315-325.

Augusto, M. G. Gomes, 2006, “Política de Dividendos e Estrutura de Capital – Respostas e Dúvidas do Estado da Arte, Imprensa da Universidade de Coimbra, ISBN: 972-8704-73-9.

COMPLEMENTAR

Soro, M. e Farinha, J. (2012). Dividendos e Recompra de Ações. Editora Vida Económica.

Código de Governo das Sociedades (2014) Instituto Português de Corporate Governance.

Regulamento da CMVM n.º 4/2013, Governo das Sociedades.

Relatório, Índice e Rating de Governo Societário Católica/AEM 2014.