Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se conhecimento de conteúdos de Biologia.
Métodos de Ensino
O processo de ensino aprendizagem assenta: 1.Exposição dos fundamentos teóricos necessários ao desenvolvimento dos conteúdos; 2 Trabalho individual ou grupo para a resolução de questões apresentadas pelo professor ou formuladas pelos alunos; 3. Execução de trabalhos práticos laboratoriais relacionados com a temática; 4. Apresentação e discussão do relatório prático.
Resultados de Aprendizagem
1 -Conhece a importância da água e o seu movimento no continum solo-planta-atmosfera; 2 -Compreende os mecanismos envolvidos na aquisição, circulação e utilização dos elementos minerais pelas plantas; 3 -Conhece os processos usados pelas plantas para armazenar a energia luminosa em compostos orgânicos de alta energia; 4 -Quantifica a energia fotossintética activa e a capacidade das plantas para fixarem CO2 da atmosfera; 5 – Conhece o mecanismo de translocação floémica; 6 -Conhece a natureza e características das hormonas vegetais e o papel na regulação do desenvolvimento das plantas; 7 – Conhece os princípios básicos da resposta de órgãos da planta a estímulos externos; 8 – Conhece quais os fatores determinantes da distribuição da vegetação à superfície da Terra-
Programa
1- Principais funções da água nas plantas; 2 – Potencial hídrico e seus componentes; 3 -Movimento da água no sistema solo-planta-atmosfera; 4 -Fisiologia do aparelho estomático; 5 – Factores estruturais e ambientais que afectam a taxa de transpiração; 6 – Funções estruturais e metabólicas dos principais nutrientes minerais; 7 – Estrutura do sistema fotossintético; 8 – Reacções fotoquímicas da fotossíntese; 9 -Redução fotossintética do dióxido de carbono e as vias alternativas de fixação do CO2; 10 – Anatomia das folhas das plantas C3, C4, CAM e o seu metabolismo; 11 -Papel da fotorrespiração e da respiração; 12 -Síntese e regulação dos fotoassimilados; 12 – Principais substâncias reguladoras e seus efeitos fisiológicos no desenvolvimento vegetal; 14 -Efeito do controlo hormonal na germinação e latência das sementes, senescência, abcisão e repouso das plantas.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 1 - Peso 35% - Teste escrito - 75.0%
- - Módulo 1 - desempenho aulas laboratoriais e a qualidade dos relatórios - 25.0%
- - Avaliação do trabalho apresentado e discutido - 20.0%
- - Modulo 2 - Peso 65% - teste escrito - 60.0%
- - Avaliação desempenho nas aulas laboratoriais e a qualidade dos relatórios - 20.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Astro, P.; Kluge, R.; Peres, L. – Manual de Fisiologia Vegetal. Editora Agronómica Ceres. 2015.
Azcon-Bieto, J.; Talon, M. – Fisiologia y Bioquimica Vegetal. Nova lorque. Interamericana, McGraw Hill. 2013.
FerriI, M. – Fisiologia Vegetal. São Paulo. EDUSP, 2016.
Martinez, F. G. – Elementos de Fisiologia Vegetal. Madrid. Ed. Mundi, Prensa. 2015.
Salisbury, F.; Ross, C. – Plant Physiology (5.ª ed.). California. Wadsworth Pub. Comp, 2015.
Taiz, L.; Zeiger, E. – Plant Physiology (4.ª ed.). Sunderland. Sinauer Associates, 2020.