Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos adquiridas nas UCs de Psicologia das Relações Interpessoais, Estudo do Movimento Humano, Terapias pelo Movimento.
Métodos de Ensino
Apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e facilitar a abordagem dos alunos;
Análise crítica de programas e projetos, em grupos;
Trabalho em pequenos grupos (4-5 alunos) para desenvolvimento de programas, treino e aplicação entre pares (cocriação em ambientes simulados);
No início de cada sessão ser aberto um espaço de 5-10 minutos para esclarecimento de dúvidas sobre a matéria lecionada, permitirá dotar os alunos de skills e competências de acordo com o definido nos objetivos de aprendizagem.
Resultados de Aprendizagem
Após completar a unidade curricular, o aluno deverá:
– Conhecer, compreender, aplicar, analisar e ser capaz de sintetizar os fundamentos e conceções teóricas da fisioterapia na promoção da saúde.
– Demonstrar capacidade para compreender as abordagens baseadas na evidência e centradas no cliente no âmbito da educação para a saúde, promoção da saúde e funcionalidade e prevenção da incapacidade;
– Avaliar necessidades individuais e de grupos;
– Analisar criticamente programas e projetos existentes nacionais e internacionais;
– Planear e implementar medidas que influenciem as pessoas e o ambiente, no sentido da promoção da saúde, a nível individual e de grupo;
– Ensinar e aconselhar os indivíduos e a comunidade para estilos de vida saudáveis, particularmente associado ao exercício e atividade física e ergonomia.
Obtêm-se, assim, aptidões e competências afetivas: crescimento das áreas emocional, comportamental e de atitude; cognitivas: desempenho mental reflexivo e conhecimento; e psicomotoras: capacidades prático-instrumentais (desempenho manual).
Programa
1. Saúde Mundial (10h)
Determinantes da Saúde Mundial: pessoais e ambientais
Indicadores e medições utilizados globalmente para a saúde das populações e das comunidades e fatores de risco
Gestão de doenças crónicas e não transmissível
Envelhecimento populacional
Realidade da população portuguesa
2. Fisioterapia na resposta aos desafios da próxima década (15h)
Saúde Global e desafios urgentes para a próxima década
A posição da WorldPT e da WHO
Causas da redução dos anos de vida com incapacidade (YLDs) no mundo e em Portugal
Educação e Aconselhamento para mudança de comportamentos
Autogestão da condição de saúde, autocuidados e promoção da literacia em saúde
Evidência sobre atividade física e o exercício em saúde e em fisioterapia
Fisioterapia em grupo: princípios; métodos de ensino e aprendizagem (etapas da apresentação dos exercícios)
Estratégias adaptativas no desenvolvimento de programas de exercício + educação para a saúde, incluindo ergonomia
Identificação de meios e estratégias para melhorar a adesão ao exercício e mudança de comportamentos
3. Programas de atividade física, exercício e educação para prevenir doença e/ou incapacidade nas seguintes condições (20h):
– quedas e fraturas;
– dor crónica lombar;
– distúrbios musculoesqueléticos relacionados com o trabalho (ex. síndroma do túnel cárpico, artrites, dor na coluna vertebral, outros);
– doenças cardiovascular e de doenças metabólicas;
– doenças respiratórias;
– demência;
– depressão, ansiedade e stress;
– doença oncológica (cancro da mama, cancro do cólon, outros);
– isolamento social e sedentarismo em época de pandemia;
– incontinência urinária de stress (IUS);
– outras condições.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Principal
American College of Sports Medicine. ACSM´s guidelines for exercise testing and prescription. 8th ed. Philadelphia, Baltimore, New York, etc.: Wolters Lumer Lippincott Williams & Wilkins, 2010
Andrew Guccione, Rita Wong, Dale Avers (2012). GERIATRIC PHYSICAL THERAPY, THIRD EDITION Mosby, Inc., Elsevier Inc. ISBN: 978-0-323-02948-3
Larson, J. (1991). The Measurement of Health – Concepts and Indicators, 1st edition. London, Greenwood Press.t
Bibliografia Complementar
Bherer L, Erickson KI, Liu-Ambrose T (2013). A Review of the Effects of Physical Activity and Exercise on Cognitive and Brain Functions in Older Adults. Journal of Aging Research, Volume 2013, Article ID 657508, doi.org/10.1155/2013/657508
Cooney GM, Dwan K, Greig CA, Lawlor DA, Rimer J, Waugh FR, McMurdo M, Mead GE (2013). Exercise for Depression (Review). The Cochrane Collaboration. Published by John Wiley & Sons, Ltd.
Dean, E., Al-Obaidi, S., Dornelas De Adrade, A. The first physical therapy summit on global health: implications and recommendations for the 21st Century. Physiother Theory Pract. 2011; 27:531–547.
Gillespie, L.D., Robertson, M.S., Gillespie, W.J., Sherrington, C., Gates, S., Clemson, L.M. & Lamb, S.E. (2012). Interventions for preventing falls in older people living in the community. Cochrane Database of Systematic Reviews. Issue 9. Art. No.: CD007146.
Hughes, R. B. (2006). Achieving effective health promotion for women with disabilities. Family Community Health,
29 (1), 44-51.
National Institute for Clinical Excellence (NICE). (2013). Falls: the assessment and prevention of falls in older people. NICE clinical guideline Disponível em www.nice.org.uk/CG021
National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE). Obesity: the prevention, identification, assessment and management of overweight and obesity in adults and children. http://guidance.nice.org.uk/CG43
Umpierre, D. et al. (2011) Physical Activity Advice Only or Structured Exercise Training and Association With HbA1c Levels in Type 2 Diabetes – A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA; 305(17):1790-1799