Fisioterapia e Promoção da Saúde

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos adquiridas nas UCs de Psicologia das Relações Interpessoais, Estudo do Movimento Humano, Terapias pelo Movimento.

Métodos de Ensino

Apresentar os temas/conteúdos, levantar problemas e facilitar a abordagem dos alunos;

Análise crítica de programas e projetos, em grupos;

Trabalho em pequenos grupos (4-5 alunos) para desenvolvimento de programas, treino e aplicação entre pares (cocriação em ambientes simulados);

No início de cada sessão ser aberto um espaço de 5-10 minutos para esclarecimento de dúvidas sobre a matéria lecionada, permitirá dotar os alunos de skills e competências de acordo com o definido nos objetivos de aprendizagem.

Resultados de Aprendizagem

Após completar a unidade curricular, o aluno deverá:

–      Conhecer, compreender, aplicar, analisar e ser capaz de sintetizar os fundamentos e conceções teóricas da fisioterapia na promoção da saúde.

–      Demonstrar capacidade para compreender as abordagens baseadas na evidência e centradas no cliente no âmbito da educação para a saúde, promoção da saúde e funcionalidade e prevenção da incapacidade;

–      Avaliar necessidades individuais e de grupos;

–      Analisar criticamente programas e projetos existentes nacionais e internacionais;

–      Planear e implementar medidas que influenciem as pessoas e o ambiente, no sentido da promoção da saúde, a nível individual e de grupo;

–      Ensinar e aconselhar os indivíduos e a comunidade para estilos de vida saudáveis, particularmente associado ao exercício e atividade física e ergonomia.

Obtêm-se, assim, aptidões e competências afetivas: crescimento das áreas emocional, comportamental e de atitude; cognitivas: desempenho mental reflexivo e conhecimento; e psicomotoras: capacidades prático-instrumentais (desempenho manual).

Programa

1. Saúde Mundial (10h)

Determinantes da Saúde Mundial: pessoais e ambientais

Indicadores e medições utilizados globalmente para a saúde das populações e das comunidades e fatores de risco

Gestão de doenças crónicas e não transmissível

Envelhecimento populacional

Realidade da população portuguesa

 

2. Fisioterapia na resposta aos desafios da próxima década (15h)

Saúde Global e desafios urgentes para a próxima década

A posição da WorldPT e da WHO

Causas da redução dos anos de vida com incapacidade (YLDs) no mundo e em Portugal

Educação e Aconselhamento para mudança de comportamentos

Autogestão da condição de saúde, autocuidados e promoção da literacia em saúde

Evidência sobre atividade física e o exercício em saúde e em fisioterapia

Fisioterapia em grupo: princípios; métodos de ensino e aprendizagem (etapas da apresentação dos exercícios)

Estratégias adaptativas no desenvolvimento de programas de exercício + educação para a saúde, incluindo ergonomia

Identificação de meios e estratégias para melhorar a adesão ao exercício e mudança de comportamentos

 

3. Programas de atividade física, exercício e educação para prevenir doença e/ou incapacidade nas seguintes condições (20h):

–      quedas e fraturas;

–      dor crónica lombar;

–      distúrbios musculoesqueléticos relacionados com o trabalho (ex. síndroma do túnel cárpico, artrites, dor na coluna vertebral, outros);

–      doenças cardiovascular e de doenças metabólicas;

–      doenças respiratórias;

–      demência;

–      depressão, ansiedade e stress;

–      doença oncológica (cancro da mama, cancro do cólon, outros);

–      isolamento social e sedentarismo em época de pandemia;

–      incontinência urinária de stress (IUS);

–      outras condições.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Principal

American College of Sports Medicine. ACSM´s guidelines for exercise testing and prescription. 8th ed. Philadelphia, Baltimore, New York, etc.: Wolters Lumer Lippincott Williams & Wilkins, 2010

Andrew Guccione, Rita Wong, Dale Avers (2012). GERIATRIC PHYSICAL THERAPY, THIRD EDITION Mosby, Inc., Elsevier Inc. ISBN: 978-0-323-02948-3

Larson, J. (1991). The Measurement of Health – Concepts and Indicators, 1st edition. London, Greenwood Press.t

 

Bibliografia Complementar

Bherer L, Erickson KI, Liu-Ambrose T (2013). A Review of the Effects of Physical Activity and Exercise on Cognitive and Brain Functions in Older Adults. Journal of Aging Research, Volume 2013, Article ID 657508, doi.org/10.1155/2013/657508

Cooney GM, Dwan K, Greig CA, Lawlor DA, Rimer J, Waugh FR, McMurdo M, Mead GE (2013). Exercise for Depression (Review). The Cochrane Collaboration. Published by John Wiley & Sons, Ltd.

Dean, E., Al-Obaidi, S., Dornelas De Adrade, A. The first physical therapy summit on global health: implications and recommendations for the 21st Century. Physiother Theory Pract. 2011; 27:531–547.

Gillespie, L.D., Robertson, M.S., Gillespie, W.J., Sherrington, C., Gates, S., Clemson, L.M. & Lamb, S.E. (2012). Interventions for preventing falls in older people living in the community. Cochrane Database of Systematic Reviews. Issue 9. Art. No.: CD007146.

Hughes, R. B. (2006). Achieving effective health promotion for women with disabilities. Family Community Health,
29 (1), 44-51.
National Institute for Clinical Excellence (NICE). (2013). Falls: the assessment and prevention of falls in older people. NICE clinical guideline Disponível em www.nice.org.uk/CG021

National Institute for Health and Clinical Excellence (NICE). Obesity: the prevention, identification, assessment and management of overweight and obesity in adults and children. http://guidance.nice.org.uk/CG43

Umpierre, D. et al. (2011) Physical Activity Advice Only or Structured Exercise Training and Association With HbA1c Levels in Type 2 Diabetes – A Systematic Review and Meta-analysis. JAMA; 305(17):1790-1799