Conhecimentos de Base Recomendados
Unidades curriculares relacionadas com o exame, avaliação e praticas das condições músculo esqueléticas
Métodos de Ensino
Exposição. Resolução de problemas com base em cenários clinicos
Horas de atendimento de alunos em gabinete para colocação de dúvidas ou problemas; facultação de e-mail para colocação de dúvidas ou problemas.
Resultados de Aprendizagem
Esta unidade de ensino é direcionada para a aquisição e aprofundamento de conhecimentos ao nível dos conceitos e princípios de ciências biomédicas (anatomia, fisiologia, bioquímica, patologia, biomecânica, imagiologia e farmacocinética) que são relevantes para as condições neuro-musculo-esqueléticas, incluindo mecanismos e perceção da dor; dos processos de raciocínio clínico e de resolução de problemas; e dos componentes constituintes da avaliação em condições neuro-músculo-esqueléticas e tipos, fontes, significado e compilação da informação disponível relevante.
Melhorar a destreza na recolha de dados qualitativos e quantitativos relevantes para a deteção de problemas neuro-músculo-esqueléticos e capacidade para construir um plano de avaliação semi-estruturado baseado no trabalho de hipóteses após a anamnese, através do desenvolvimento de abordagens avaliativas na gestão da disfunção neuro-musculo-esquelética.
Capacidade para objetivar a deficiência ao nível tecidular, da limitação da atividade e da restrição da participação; identificar as prioridades e urgência da avaliação e intervenção; reconhecer os fatores que influenciam (como idade, profissão, dor, condições associadas, nível cultural, possibilidades de comunicação, nível de compreensão e variáveis de contexto) a natureza dos meios de avaliação usados; orientar o utente durante a avaliação; e registar os achados da avaliação.
Desenvolver, ao nível do Conhecimento, uma atitude cientifica critica e reflexiva na interpretação da informação; respeitando os aspetos deontológicos quando recolhe a informação; tendo em conta a gestão do tempo; e demonstrando uma abordagem sistemática e detalhada, desenvolvendo as competências individuais para uma prática baseada na evidência
Programa
1. Avaliação especifica de condições neuro músculo esqueléticas – (1 horas)
introdução
1.1. raciocínio clinico em condições neuro-musculo-esqueléticas – (3 horas)
conceitos, tipos e especificidades do raciocinio clínico em condicões NME
intrepretação e análise da informação recolhida no processo de avaliação criação e confirmação/rejeição de hipoteses
guiões para recolha e estruturação da informação
raciocinio clinico na avaliação e intrepretação da dor
casos clínicos
1.2 Realização do exame subjectivo – (8 horas)
body chart
comportamento dos sintomas
questões especiais
história do presente episódio
história anterior
história sócio familiar
planeamento do exame objectivo
particularidades dos diferentes segmentos/articulações
casos clinicos
1.3 Realização do exame objectivo – (5 horas)
observação
testes de movimento
testes neurológicos
testes especificos
testes/demonstração funcional
palpação
movimentos acessórios
conclusão do exame objectivo
particularidades dos diferentes segmentos/articulações
2. Exame e avaliação das componentes da Funcionalidade e Incapacidade (estruturas e funções do corpo, actividades e participação) e dos Factores Contextuais em condições musculoesqueléticas (3h)
2.1 Identificação dos padrões/diagnóstico (1h)
2.2. Determinação do prognóstico (1h)
Definição de objectivos esperados;
Frequência e duração das sessões;
Factores que podem influenciar as sessões e o plano de intervenção;
3. Abordagens baseadas na evidência e centradas no cliente (8h)
Tradicionais ou conservadoras;
Novas tecnologias, incluindo as Tecnologias de Apoio;
Promoção da saúde e prevenção dos problemas secundários;
Educação e aconselhamento;
Reabilitação baseada na Comunidade;
Outras.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bibliografia Primária
APTA (2001), Guide to physical therapist practice, Physical Therapy, vol.81(1), Jan
Petty, N; Moore, A; Neuromusculoskeletal examination and assessment – A handbook for therapists,Churchill Livingstone, 2ª ed (2001)
Bibliografia Secundária
Magee DJ (2005) Orthopedic Physical Assessment Enhanced Edition, WB Saunders, Philadelphia, PA
OMS (2003) Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, CIF