Fisioterapia em Condições Musculo-esqueléticas

Conhecimentos de Base Recomendados

Unidades curriculares relacionadas com o exame, avaliação e praticas das condições músculo esqueléticas

Métodos de Ensino

   Exposição. Resolução de problemas com base em cenários clinicos

 

   Horas de atendimento de alunos em gabinete para colocação de dúvidas ou problemas; facultação de e-mail para colocação de dúvidas ou problemas.

Resultados de Aprendizagem

Esta unidade de ensino é direcionada para a aquisição e aprofundamento de conhecimentos ao nível dos conceitos e princípios de ciências biomédicas (anatomia, fisiologia, bioquímica, patologia, biomecânica, imagiologia e farmacocinética) que são relevantes para as condições neuro-musculo-esqueléticas, incluindo mecanismos e perceção da dor; dos processos de raciocínio clínico e de resolução de problemas; e dos componentes constituintes da avaliação em condições neuro-músculo-esqueléticas e tipos, fontes, significado e compilação da informação disponível relevante.

 

Melhorar a destreza na recolha de dados qualitativos e quantitativos relevantes para a deteção de problemas neuro-músculo-esqueléticos e capacidade para construir um plano de avaliação semi-estruturado baseado no trabalho de hipóteses após a anamnese, através do desenvolvimento de abordagens avaliativas na gestão da disfunção neuro-musculo-esquelética.

 

Capacidade para objetivar a deficiência ao nível tecidular, da limitação da atividade e da restrição da participação; identificar as prioridades e urgência da avaliação e intervenção; reconhecer os fatores que influenciam (como idade, profissão, dor, condições associadas, nível cultural, possibilidades de comunicação, nível de compreensão e variáveis de contexto) a natureza dos meios de avaliação usados; orientar o utente durante a avaliação; e registar os achados da avaliação.

 

Desenvolver, ao nível do Conhecimento, uma atitude cientifica critica e reflexiva na interpretação da informação; respeitando os aspetos deontológicos quando recolhe a informação; tendo em conta a gestão do tempo; e demonstrando uma abordagem sistemática e detalhada, desenvolvendo as competências individuais para uma prática baseada na evidência

Programa

1. Avaliação especifica de condições neuro músculo esqueléticas – (1 horas)

     introdução

1.1. raciocínio clinico em condições neuro-musculo-esqueléticas – (3 horas)

     conceitos, tipos e especificidades do raciocinio clínico em condicões NME

     intrepretação e análise da informação recolhida no processo de avaliação criação e confirmação/rejeição de hipoteses

     guiões para recolha e estruturação da informação

     raciocinio clinico na avaliação e intrepretação da dor

     casos clínicos

1.2 Realização do exame subjectivo – (8 horas)

     body chart

     comportamento dos sintomas

     questões especiais

     história do presente episódio

     história anterior

     história sócio familiar

     planeamento do exame objectivo

     particularidades dos diferentes segmentos/articulações

     casos clinicos

1.3 Realização do exame objectivo – (5 horas)

     observação

     testes de movimento

     testes neurológicos

     testes especificos

     testes/demonstração funcional

     palpação

     movimentos acessórios

     conclusão do exame objectivo

     particularidades dos diferentes segmentos/articulações

2.             Exame e avaliação das componentes da Funcionalidade e Incapacidade (estruturas e funções do corpo, actividades e participação) e dos Factores Contextuais em condições musculoesqueléticas (3h)

2.1 Identificação dos padrões/diagnóstico (1h)

2.2. Determinação do prognóstico (1h)

                Definição de objectivos esperados;

                Frequência e duração das sessões;

                Factores que podem influenciar as sessões e o plano de intervenção;

3. Abordagens baseadas na evidência e centradas no cliente (8h)

                Tradicionais ou conservadoras;

                Novas tecnologias, incluindo as Tecnologias de Apoio;

                Promoção da saúde e prevenção dos problemas secundários;

                Educação e aconselhamento;

                Reabilitação baseada na Comunidade;

                Outras.

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Primária

APTA (2001), Guide to physical therapist practice, Physical Therapy, vol.81(1), Jan

Petty, N; Moore, A; Neuromusculoskeletal examination and assessment – A handbook for therapists,Churchill Livingstone, 2ª ed (2001)

 

Bibliografia Secundária

Magee DJ (2005) Orthopedic Physical Assessment Enhanced Edition, WB Saunders, Philadelphia, PA

OMS (2003) Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, CIF