Formação e Sensibilização Ambiental

Resultados de Aprendizagem

1. Sensibilizar para a importância da Educação Ambiental nas suas diferentes formas de abordagem; 2. Compreender o conceito de formação e do papel do formador na atuação junto a diferentes públicos-alvo; 3. Capacitar para a prática de atividades de Educação Ambiental; 4. Elaborar projetos de Educação Ambiental.

Programa

1. Educação Ambiental 1.1.Conceito 1.2. Educação Ambiental formal e não formal 1.3. Educação Ambiental ativa e passiva 2. A formação e a figura do formador em Educação Ambiental 2.1. Conceito de formação e de formador. 2.2. Requisitos fundamentais de um formador 2.2.1. Competências individuais 2.2.2. Competências sociais 2.2.3. Adequação da abordagem de conteúdos em função da faixa etária do público-alvo 3. Diferenciação entre Atividade e Projeto de Educação Ambiental 3.1. Definição de Atividade 3.2. Abordagem e Prática de atividades de Educação Ambiental 3.3. Definição de Projeto de Educação Ambiental 3.4. Abordagem das fases e conteúdos de um Projeto de Educação Ambiental 3.5. Elaboração de um Projeto de Educação Ambiental

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

CARAPETO, S. coord. (1998). Educação Ambiental. Lisboa: Universidade Aberta. ISBN 972-674-255-2. COLAÇO, M. C (2009). Floresta, muito mais que árvores. Lisboa: Autoridade Florestal Nacional (AFN). ISBN 978-972-8097-74-6. EMBRAPA (2003). Cartilhas dos jogos ambientais da EMA. Brasil: Ministério do Meio Ambiente. CDRom. INSTITUTO DE ESTUDOS SOCIAIS E ECONÓMICOS (2013). Referencial de formação pedagógica inicial de formadores. [S.l]: Instituto de Emprego e Formação Profissional. OLIVEIRA, L.F. (2001). Educação Ambiental: guia prático para professores, monitores e animadores de tempos livres. Lisboa: Texto Editora.ISBN 972-47-1928-6. TEIXEIRA, F. (2003). Educação Ambiental em Portugal – [Lisboa]: Liga para a Protecção da Natureza. ISBN 972-98961-0-0.