Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através de:
i) sessões de exposição dos conteúdos e fundamentos teórico-práticos;
ii) sessões teórico-práticas de análise de imagens;
iii) desenvolvimento de trabalhos práticos, individuais e em grupo.
A avaliação respeitará o estabelecido no regulamento interno da escola pelo que os alunos poderão escolher uma das seguintes modalidades:
Avaliação contínua, na qual as actividades em aula são obrigatórias:
a) Foto-notícia (individual) a apresentar e comentar na aula (50%);
b) Foto-reportagem (grupo), a apresentar na aula (50%)
Avaliação por exame:
A nota final resultará da classificação obtida em prova escrita. Os alunos deverão inscrever-se para o exame nas datas fixadas pela ESEC.
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, pretende-se que os alunos estejam em condições de:
– Conhecer e identificar períodos, personalidades e instituições com evidente destaque na história do fotojornalismo;
– Aplicar princípios ético-deontológicos durante os processos de captura e selecção de imagens fotográficas, em contexto jornalístico e/ou de informação;
– Interagir com os repórteres de imprensa;
– Identificar e seleccionar diferentes técnicas de obtenção e tratamento de imagem;
– Seleccionar equipamento adequado, em função do trabalho a realizar;
– Conhecer e aplicar princípios teóricos e técnicos específicos do fotojornalismo;
– Conhecer e aplicar programas básicos de tratamento e edição de imagens, em contexto jornalístico;
– Demonstrar capacidade para conceber, planear e executar fotoreportagens, num projeto profissional.
Programa
1. Fotografia e Jornalismo
Origens do Fotojornalismo; géneros e modelos; texto e imagem: a legenda, o texto de reportagem e a leitura gráfica; técnica e estética: a influência das tecnologias na fotografia de imprensa; ética, livros de estilo e códigos afins; o direito à imagem; as práticas de arquivo e suas funcionalidades;
2. Técnicas de Fotografia e Fotojornalismo
Câmaras fotográficas, objectivas e respectivas funcionalidades; composição de imagem: tema, enquadramento, perspectiva, ângulos; técnicas básicas de iluminação; captura de imagens em função de um objectivo jornalístico; foto-reportagem e fotografia infográfica.
3. Fotojornalismo e Informação Digital: Produção, Edição e Tratamento de Imagens
O Fotojornalismo na era digital: ciberjornalismo e paper edition; imagens on-line: bancos de imagens e agências fotográficas; programas básicos de edição e tratamento de imagens; a mancha gráfica: imagens impressas ou on-line; tendências atuais: o foto-documentalismo e o fotojorna
Métodos de Avaliação
- - Prova escrita - 100.0%
- - Foto-notícia individual a apresentar e comentar na aula - 50.0%
- - Foto-reportagem (grupo) a apresentar na aula - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
AMAR, Pierre-Jean (2001). História da Fotografia. Lisboa: Edições 70.
ANG, Tom (2005). Introdução à Fotografia Digital. Porto: Civilização Editores.
BARTHES, Roland (1980). A Câmara Clara. Lisboa: Edições 70.
JOLY, Martine (1994). Introdução à Análise da Imagem. Lisboa: Edições 70.
KEENE, Martin (2002). Fotojornalismo, Guia Profissional. Lisboa: Dinalivro.
KOBRÉ, Kenneth (2008). Photojournalism, The Professionals’ Approach. Waltham, Massachusetts: Focal Press,
LANGFORD, Michael (2000). Fotografia Básica. Lisboa: Dinalivro.
SONTAG, Susan (2003). Olhando o Sofrimento dos Outros. Algés: Gótica.
SOUSA, Jorge Pedro (2004). Forças por trás da câmara – uma perspectiva sobre a história do fotojornalismo das origens até ao final do século XX. Minerva: Coimbra.
VILCHES, Lorenzo (1997). Teoría da la imagen periodística. Barcelona: Paidós.