Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
Exposição de conteúdos gramaticas e vocabulário;
Realização de fichas de trabalho/de consolidação de conhecimentos, por forma a desenvolver a compreensão/expressão oral e escrita, com exercícios de natureza diversa (associação / correspondência / completamento de frases / textos / questionários de verdadeiro/falso / questionários de escolha múltipla / questionários de pergunta/resposta)
Observação / descrição oral de imagens;
Audição de textos e visionamento de vídeos;
Conversação didática / “jeu de rôle”;
Trabalhos de pares / grupo.
Resultados de Aprendizagem
O objetivo da unidade curricular de Francês I é proporcionar aos estudantes um aperfeiçoamento das aptidões linguísticas da língua francesa de modo a melhorar as capacidades comunicativas da escrita, da compreensão textual e auditiva, bem como da oralidade, facilitando a inserção do aluno num ambiente académico no estrangeiro.
Competências:
– Competência 1 – Compreender palavras, expressões curtas relativas a si-próprio, à sua família ou ao seu meio ambiente;
– Competência 2 – Compreender frases simples escritas;
– Competência 3 – Comunicar de forma simples; fazer perguntas simples e responder a este tipo de perguntas;
– Competência 4 – Utilizar expressões e frases simples para descrever o seu meio ambiente e as pessoas que o rodeiam;
– Competência 5 – Escrever um postal simples, uma carta ou preencher um questionário.
– Competência 6 – Interpretar e produzir linguagem não-verbal adequada a contextos diversificados, de carácter restrito ou universal
Programa
– Gramática
noms/adjectifs; articIes; genre noms/adjectifs; négation; interrogation; pronoms sujets; conjugaison: présent indicatif, future proche, passé composé; participes passés; adverbes; articIes partitifs; adjectifs interrogatifs/possessifs.
– VocabuIário
Entrer en contact; voyages/transports, Iogement.
– Compreensão TextuaI
Documents écrits semi-authentiques/authentiques pour immerger I’étudiant dans des situations de communication de Ia vie sociaIe ou professionneIIe.
– Competência Auditiva
DiaIogues/monoIogues en continu de situations de communication oraIes de Ia vie sociaIe ou active.
– Produção escrita
Compétences pragmatiques écrites sous forme de tâches (déveIopper savoir-faire et savoir-être); activités d’échanges interactionneIs avec une grande importance socioIinguistique.
– OraIidade
Situations pratiques, courantes de Ia vie sociaIe et active, accompIir des tâches précises concrètes et réaIistes. Réinvestir compétences et savoir-faire Iangagiers nouveIIement acquis.
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO