Francês I (Línguas Estrangeiras I)

Não aplicável.

Exposição de conteúdos gramaticas e vocabulário;

Realização de fichas de trabalho/de consolidação de conhecimentos, por forma a desenvolver a compreensão/expressão oral e escrita, com exercícios de natureza diversa (associação / correspondência / completamento de frases / textos / questionários de verdadeiro/falso / questionários de escolha múltipla / questionários de pergunta/resposta)

Observação / descrição oral de imagens;

Audição de textos e visionamento de vídeos;

Conversação didática / “jeu de rôle”;

Trabalhos de pares / grupo.

O objetivo da unidade curricular de Francês I é proporcionar aos estudantes um aperfeiçoamento das aptidões linguísticas da língua francesa de modo a melhorar as capacidades comunicativas da escrita, da compreensão textual e auditiva, bem como da oralidade, facilitando a inserção do aluno num ambiente académico no estrangeiro.

Competências:
– Competência 1 – Compreender palavras, expressões curtas relativas a si-próprio, à sua família ou ao seu meio ambiente;
– Competência 2 – Compreender frases simples escritas;
– Competência 3 – Comunicar de forma simples; fazer perguntas simples e responder a este tipo de perguntas;
– Competência 4 – Utilizar expressões e frases simples para descrever o seu meio ambiente e as pessoas que o rodeiam;
– Competência 5 – Escrever um postal simples, uma carta ou preencher um questionário.
– Competência 6 – Interpretar e produzir linguagem não-verbal adequada a contextos diversificados, de carácter restrito ou universal

– Gramática

noms/adjectifs; articIes; genre noms/adjectifs; négation; interrogation; pronoms sujets; conjugaison: présent indicatif, future proche, passé composé; participes passés; adverbes; articIes partitifs; adjectifs interrogatifs/possessifs.

– VocabuIário

Entrer en contact; voyages/transports, Iogement.

– Compreensão TextuaI

Documents écrits semi-authentiques/authentiques pour immerger I’étudiant dans des situations de communication de Ia vie sociaIe ou professionneIIe.

– Competência Auditiva

DiaIogues/monoIogues en continu de situations de communication oraIes de Ia vie sociaIe ou active.

– Produção escrita

Compétences pragmatiques écrites sous forme de tâches (déveIopper savoir-faire et savoir-être); activités d’échanges interactionneIs avec une grande importance socioIinguistique.

– OraIidade

Situations pratiques, courantes de Ia vie sociaIe et active, accompIir des tâches précises concrètes et réaIistes. Réinvestir compétences et savoir-faire Iangagiers nouveIIement acquis.