Francês IV (Línguas Estrangeiras IV)

Conhecimentos de Base Recomendados

Este curso destina-se a estudantes que tenham bons conhecimentos do Francês ao nível do B1.1 do Quadro Europeu de Referências para as Línguas.

Métodos de Ensino

Aulas teórico-práticas com métodos comunicativos orientados para a ação e métodos por tarefas e projetos.

Prática das competências oral e escrita da língua através de diferentes tipos de textos escritos e materiais audiovisuais.

Os textos propostos são de tipologia muito variada (entrevista, artigo, editorial, artigo de opinião, reportagem, página da Internet, canção, texto publicitário, relatórios, excerto de um romance ou de um texto dramático, poema, biografia, etc.), permitindo ao aluno contactar com sequências discursivas diferenciadas (dialogal, descritiva, narrativa, explicativa e argumentativa).

Resultados de Aprendizagem

Aprofundar competências já adquiridas e adquirir novos conhecimentos em língua francesa, partindo de um nível B1.1 de domínio das quatro competências básicas.

 

Competências

– Ser capaz de compreender as questões principais, quando é usada uma linguagem clara e estandardizada e os assuntos são familiares.

– Ser capaz de lidar com a maioria das situações encontradas no espaço onde se fala a língua-alvo.

– Ser capaz de produzir um discurso simples e coerente sobre assuntos familiares ou de interesse pessoal.

– Poder descrever experiências e eventos, esperanças e ambições, bem como expor brevemente razões e justificações para uma opinião ou um projeto.

Programa

1. Meio Ambiente
– a “condition réelle”
– o uso de “quand”
– “ne… que”

2. Gastronomia
– o “conditionnel présent ”
– “si + imparfait”
– “on dirait que…”

3. Espetáculos e Música
– o “conditionnel passé”
– “si + plus-que-parfait / conditionnel”
– o verbo “devoir”
– o uso de “chez”

4. Imprensa e Medias
– o “discours rapporté au passé”
– as expressões de tempo
– as preposições “dans – à – sur ”

5. Gestos e Postura
– o “participe présent”
– o “gérondif”
– a ausência de “adjectif possessif”
– “tellement (de)” – “tant”

6. Sentimentos e Emoções
– o “subjonctif présent”
– “tout(e) = complètement”

7. Artes e Literatura
– o “subjonctif passé”
– a negação complexa

8. A Universidade
– o “futur antérieur”
– os pronomes possessivos
– os pronomes demonstrativos
– “ceci – cela”

9. A Crise Económica
– “subjonctif OU indicatif”
– “ conjonctions + subjonctif”
– o superlativo

10. Projetos
– a “expression de BUT”
– o verbo “manquer”
– “expressions de quantité”

 

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO