Fruticultura e Viticultura I

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se conhecimento de conteúdos de Biologia

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;

2. Em aulas realizadas nos pomares e nas vinhas onde o aluno acompanha as diferentes culturas e onde executa as principais práticas culturais usadas em Fruticultura e em Viticultura na época Primavera-Verão.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer a importância da fruticultura e da viticultura a nível nacional e mundial;

2. Relacionar as estruturas das plantas e as respetivas funções com o crescimento, o desenvolvimento e as práticas culturais de Primavera -Verão;

3. Reconhecer os fatores que afetam a produção e a qualidade da colheita e da vindima;

4. Introduzir os alunos na problemática da proteção das culturas segundo os critérios da proteção e produção integrada.

Programa

Módulo 1

1 Interesse da fruta na dieta alimentar e importância do vinho na cultura dos povos;

2 Importância económica da Fruticultura e da Viticultura na economia nacional e mundial;

3 Potencialidades e estrangulamentos deste sector;

4 Regiões determinadas nacionais.

Módulo 2

1 Principais fruteiras e castas;

2 Órgãos de frutificação;

3 Ciclos vegetativo e reprodutivo;

4 Fenologia das fruteiras e da videira;

5 Problemática da floração e vingamento.

Módulo 3

1 Implicações culturais e fisiológicas das intervenções em verde no rendimento e na qualidade;

2 Diferentes fases de crescimento do fruto e do bago;

3 Métodos de determinação da época de colheita;

4 Filosofia e conceitos da Proteção e Produção Integradas;

5 Principais inimigos e metodologias de estimativa do risco nas principais culturas (fruteiras, vinha e oliveira).

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Continua
  • - Módulo 1 - Peso 25% - Teste escrito - 100.0%
Avaliação Continua
  • - Modulo 2 - Peso 35% - teste escrito - 70.0%
  • - Acompanhamento do ciclo vegetativo (casta e fruteira) com relatório e avaliação de desempenho no decorrer das aulas - 30.0%
Avaliação Continua
  • - Modulo 3 - Peso 40% - teste escrito - 70.0%
  • - Relatório de trabalho prático com apresentação e discussão - 20.0%
  • - Avaliação de desempenho no decorrer das aulas realizadas no laboratório - 10.0%
Avaliação por exame
  • - Exame - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • Agusti, M. – Fruticultura.Madrid: Ed Mundi­ Prensa. 2004
  •  Amaro, P. (Ed.) – A Produção Integrada da Pêra Rocha. Lisboa: ISA/PRESS. 2000
  •  Amaro, P. (Ed.) – A Protecção Integrada da Vinha na Região Norte. Lisboa: ISA/PRESS. 2001
  •  Andrade, I. – Efeito da Intensidade da Desfolha da Videira (Vitis vinifera L.) na fotossíntese, na produção e na qualidade. Dissertação de Doutoramento em Engenharia Agronómica. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. 216 pp. 2003.
  •  Baldini, E. – Arboricultura General. Madrid: Ed Mundi­ Prensa. 1992
  •  Carbonneau, A., Deloire, A.; Jaillard, B. – Architectures de la vigne et systèmes de conduite. EditionsLaVigne, Dunod (ed.), Paris. 2016.
  •  Castro, R.; Cruz, A.; Botelho, M. – Tecnologia Vitícola. Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas/Direcção Geral de Agricultura da Beira Litoral/Comissão Vitivnícola da Bairrada, Coimbra, 160pp. 2006.
  •  Champagnol, F. – Elements de Physiologie de la vigne e de Viticulture Generale. 2016.
  •  Coleto, J. M. – Crecimento y desarrolo de las espécies frutales. 2ª ed. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa. 1995.
  •  Coombe, B.; Dry, P. – Viticulture. Vol. 1 – Resources. Winetitles. Adelaide, Austrália. 2004.
  •  Coombe, B.; Dry, P. – Viticulture. Vol. 2 – Practices. Winetitles, Adelaide, Austrália. 2004.
  •  Huglin, P.; Schneider, C. – Biologie et Écologie de la Vigne (2ª Ed.). Lavoisier, Paris. 2015.
  •  Lopes, C. – Influência do sistema de condução no microclima do coberto, vigor e produtividade da videira (Vitis vinifera L.). Dissertação de Doutoramento, ISA, Lisboa. 205 pp. 1994.
  • Magalhães, N.  – Tratado de viticultura. (2ª Ed.). Esfera Poética. 2015.
  •  May, P. – Flowering and fruitset in grapevines. Lythrum Press, Adelaide. South Australia. 2019.
  •  Mullins, M.; Bouquet, A.; Williams, L. – Biology of the grapevine. Cambridge Univ. Press (ed.) 2018.
  •  Ryugo, K. – Fruit Culture: Its Science and Art. John Wiley & Sons. 1988.
  •  Torres, L. (Co.) – Manual de Protecção Integrada do Olival. Viseu: João Azevedo Edito. 2007.
  •  Velarde, F. G. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa.Vol. I. 1980.

 http://www.fruitveg.com

 http://www.infoagro.com