Conhecimentos de Base Recomendados
Recomenda-se conhecimento de conteúdos de Biologia
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;
2. Em aulas realizadas nos pomares e nas vinhas onde o aluno acompanha as diferentes culturas e onde executa as principais práticas culturais usadas em Fruticultura e em Viticultura na época Primavera-Verão.
Resultados de Aprendizagem
1. Conhecer a importância da fruticultura e da viticultura a nível nacional e mundial;
2. Relacionar as estruturas das plantas e as respetivas funções com o crescimento, o desenvolvimento e as práticas culturais de Primavera -Verão;
3. Reconhecer os fatores que afetam a produção e a qualidade da colheita e da vindima;
4. Introduzir os alunos na problemática da proteção das culturas segundo os critérios da proteção e produção integrada.
Programa
Módulo 1
1 Interesse da fruta na dieta alimentar e importância do vinho na cultura dos povos;
2 Importância económica da Fruticultura e da Viticultura na economia nacional e mundial;
3 Potencialidades e estrangulamentos deste sector;
4 Regiões determinadas nacionais.
Módulo 2
1 Principais fruteiras e castas;
2 Órgãos de frutificação;
3 Ciclos vegetativo e reprodutivo;
4 Fenologia das fruteiras e da videira;
5 Problemática da floração e vingamento.
Módulo 3
1 Implicações culturais e fisiológicas das intervenções em verde no rendimento e na qualidade;
2 Diferentes fases de crescimento do fruto e do bago;
3 Métodos de determinação da época de colheita;
4 Filosofia e conceitos da Proteção e Produção Integradas;
5 Principais inimigos e metodologias de estimativa do risco nas principais culturas (fruteiras, vinha e oliveira).
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Módulo 1 - Peso 25% - Teste escrito - 100.0%
- - Modulo 2 - Peso 35% - teste escrito - 70.0%
- - Acompanhamento do ciclo vegetativo (casta e fruteira) com relatório e avaliação de desempenho no decorrer das aulas - 30.0%
- - Modulo 3 - Peso 40% - teste escrito - 70.0%
- - Relatório de trabalho prático com apresentação e discussão - 20.0%
- - Avaliação de desempenho no decorrer das aulas realizadas no laboratório - 10.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
- Agusti, M. – Fruticultura.Madrid: Ed Mundi Prensa. 2004
- Amaro, P. (Ed.) – A Produção Integrada da Pêra Rocha. Lisboa: ISA/PRESS. 2000
- Amaro, P. (Ed.) – A Protecção Integrada da Vinha na Região Norte. Lisboa: ISA/PRESS. 2001
- Andrade, I. – Efeito da Intensidade da Desfolha da Videira (Vitis vinifera L.) na fotossíntese, na produção e na qualidade. Dissertação de Doutoramento em Engenharia Agronómica. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. 216 pp. 2003.
- Baldini, E. – Arboricultura General. Madrid: Ed Mundi Prensa. 1992
- Carbonneau, A., Deloire, A.; Jaillard, B. – Architectures de la vigne et systèmes de conduite. EditionsLaVigne, Dunod (ed.), Paris. 2016.
- Castro, R.; Cruz, A.; Botelho, M. – Tecnologia Vitícola. Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas/Direcção Geral de Agricultura da Beira Litoral/Comissão Vitivnícola da Bairrada, Coimbra, 160pp. 2006.
- Champagnol, F. – Elements de Physiologie de la vigne e de Viticulture Generale. 2016.
- Coleto, J. M. – Crecimento y desarrolo de las espécies frutales. 2ª ed. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa. 1995.
- Coombe, B.; Dry, P. – Viticulture. Vol. 1 – Resources. Winetitles. Adelaide, Austrália. 2004.
- Coombe, B.; Dry, P. – Viticulture. Vol. 2 – Practices. Winetitles, Adelaide, Austrália. 2004.
- Huglin, P.; Schneider, C. – Biologie et Écologie de la Vigne (2ª Ed.). Lavoisier, Paris. 2015.
- Lopes, C. – Influência do sistema de condução no microclima do coberto, vigor e produtividade da videira (Vitis vinifera L.). Dissertação de Doutoramento, ISA, Lisboa. 205 pp. 1994.
- Magalhães, N. – Tratado de viticultura. (2ª Ed.). Esfera Poética. 2015.
- May, P. – Flowering and fruitset in grapevines. Lythrum Press, Adelaide. South Australia. 2019.
- Mullins, M.; Bouquet, A.; Williams, L. – Biology of the grapevine. Cambridge Univ. Press (ed.) 2018.
- Ryugo, K. – Fruit Culture: Its Science and Art. John Wiley & Sons. 1988.
- Torres, L. (Co.) – Manual de Protecção Integrada do Olival. Viseu: João Azevedo Edito. 2007.
- Velarde, F. G. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa.Vol. I. 1980.
http://www.fruitveg.com
http://www.infoagro.com