Frutiviticultura Biológica I

Conhecimentos de Base Recomendados

Recomenda-se conhecimento de conteúdos de Biologia. 

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objetivos da unidade curricular e das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:

1. Em aulas teórico-práticas em que o professor transmite conceitos teóricos, seguidos de aplicação prática por parte do aluno;

2. Em aulas realizadas nos pomares e nas vinhas onde o aluno acompanha as diferentes culturas e onde executa as principais práticas culturais usadas em Fruticultura e em Viticultura na época Primavera-Verão.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer a importância da Fruticultura e da Viticultura em modo de produção biológico a nível nacional e mundial;

2. Identificar diferentes fruteiras e castas;

3. Relacionar as estruturas das plantas e as respetivas funções com o crescimento e o desenvolvimento;

4. Conhecer as diferentes práticas culturais realizadas na época Primavera – Verão, em vinhas e pomares em modo biológico, que afetam a produção e a qualidade da colheita e da vindima.

Programa

Módulo 1

1 Interesse da fruta na dieta alimentar e a importância do vinho na cultura dos povos;

2 Importância económica da Fruticultura e da Viticultura em modo de produção biológico na economia nacional, europeia e mundial;

3 Potencialidades e dificuldades deste setor.

Módulo 2

1 Principais fruteiras e castas com aptidão biológica;

2 Órgãos de frutificação;

3 Ciclos vegetativo e reprodutivo;

4 Fenologia das fruteiras e da videira;

5 Problemática da floração e do vingamento.

Módulo 3

1 Importância das intervenções em verde em fruteiras e videira em modo biológico;

2 Implicações culturais e fisiológicas das intervenções em verde no rendimento e na qualidade;

3 Diferentes fases de crescimento do fruto e do bago;

4 Métodos de determinação da época de colheita e de vindima;

5 Problemática da colheita e da vindima.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação por exame
  • - Teste escrito - 100.0%
Avaliação Continua
  • - Modulo 3 - Peso 40% - teste escrito - 70.0%
  • - Avaliação desempenho nas aulas realizadas no pomar e na vinha - 15.0%
  • - Avaliação de desempenho no decorrer das aulas realizadas no laboratório (15%). - 15.0%
Avaliação Continua
  • - Módulo 1 - Peso 25% - Teste escrito - 100.0%
Avaliação Continua
  • - Modulo 2 - Peso 35% - teste escrito - 70.0%
  • - Acompanhamento do ciclo vegetativo (casta e fruteira) e elaboração de relatório e avaliação de desempenho no decorrer das aulas - 30.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

  • Agusti, M. – Fruticultura. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 2004.
  •  Andrade, I. – Efeito da Intensidade da Desfolha da Videira (Vitis vinifera L.) na fotossíntese, na produção e na qualidade. Dissertação de Doutoramento em Engenharia Agronómica. Universidade Técnica de Lisboa, Instituto Superior de Agronomia. 216 pp. 2003.
  •  Baldini, E. – Arboricultura General. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1992.
  •  Carbonneau, A. ; Cargnello, G. Architectures de la vigne et systèmes de conduite. Ed. Dunod. Paris. 2016.
  •  Castro, R.; Cruz, A.; Botelho, M. – Tecnologia Vitícola. Ministério da Agricultura, Pescas e Florestas/Direcção Geral de Agricultura da Beira Litoral/Comissão Vitivinícola da Bairrada, Coimbra, 160pp. 2006.
  •  Chaboussou, F. – Santé des cultures. Une révolution agronomique. Paris : Flammarion, 1985.
  •  Coleto, J. – Crecimento y desarrolo de las espécies frutales. 2ª ed. Madrid: Ediciones Mundi-Prensa, 1995.
  •  Ferreira, J. – Manual de agricultura biológica. Lisboa: Agrobio, 2002.
  •  Huglin, P. Schneider, C. – Biologie et Écologie de la Vigne (4ª Ed.). Lavoisier, Paris, 2015.
  •  Lopes, C. – Influência do sistema de condução no microclima do coberto, vigor e produtividade da videira (Vitis vinifera L.). Dissertação de Doutoramento, ISA, Lisboa. 205 pp. 1994.
  • Magalhães, N.  – Tratado de viticultura. (2ª Ed.). Esfera Poética. 2015.
  • Namesny, A.  et al. (editores) – Tecnología hortícola mediterrânea – Evolución y futuro: Viveros, frutales, hortalizas y ornamentales. Valencia, Espanha: SPE 3, 2022.
  •  Ryugo, K. – Fruit Culture: Its Science and Art. John Wiley & Sons, 1988.
  •  Serrano, J. – Agricultura ecológica. Manual e guia didática. León: IRMA, 2003.
  •  Velarde, F. – Tratado de Arboricultura Frutal. Madrid: Mundi-Prensa, 1980, Vol. I.

 http://www.fruitveg.com

 http://www.infoagro.com

 http://www.itab.asso.fr