Fundamento de Gestão de Carteiras

Conhecimentos de Cálculo Financeiro  e de Análise de Risco.

Serão lecionadas aulas de natureza teórico-prática.

Será utilizado o método expositivo, sendo as aulas acompanhadas de um conjunto vasto de casos práticos.

Objetivos:

• Apresentar os conceitos fundamentais da teoria das carteiras e os modelos mais relevantes para a avaliação de ativos com risco e carteiras de investimento.

• Familiarizar os alunos com a hipótese da eficiência dos mercados, bem como com as análises técnica e fundamental para efeitos de avaliação de empresas.

• Confrontar os alunos com possibilidades de investimento que se colocam para além do mercado financeiro, como é o caso do setor imobiliário.

Competências:

Concluída a unidade curricular o aluno deverá será capaz de:

• Compreender os conceitos fundamentais da teoria das carteiras;

• Utilizar os modelos de avaliação de ativos com risco e determinar os respectivos fatores de risco;

• Compreender a hipótese de eficiência dos mercados, bem como as respectivas implicações para a teoria das finanças;

• Distinguir entre análise técnica e análise fundamental e avaliar empresas e ativos com base nas metodologias indicadas.

I. INTRODUÇÃO À GESTÃO DE CARTEIRAS

Instrumentos financeiros

Características dos principais ativos financeiros

Investimento no setor imobiliário

Risco e prémios de risco

II. TEORIA DAS CARTEIRAS
Binómio rendibilidade/risco
Rendibilidade e risco de uma carteira
Diversificação
Perfis de risco
Carteiras eficientes
Determinação da fronteira eficiente
III. TEORIAS DE AVALIAÇÃO DE ATIVOS
Capital Asset Pricing Model (CAPM)
Extensões ao CAPM
Teoria da arbitragem (APT)
Factor Pricing Models
Risco sistemático e não sistemático
IV. EFICIÊNCIA DOS MERCADOS FINANCEIROS
Graus de eficiência e evidência empírica
Análise técnica
Análise fundamental
Finanças comportamentais

Base:

BODIE, Z., KANE, A. e MARCUS, A. (2014), Investments, 10th edition, McGraw-Hill.

ELTON, E. J., GRUBER, M. J., BROWN, S. J. e GOETZMANN, W. N. (2013), Modern Portfolio Theory and Investment Analysis, 9th edition, John Wiley & Sons.

FAMA, Eugene, (1970), «Efficient capital markets: a review of theory and empirical work», Journal of Finance, 25, pp. 383-417

MARKOWITZ, Harry (1991), Portfolio Selection: Efficient Diversification of Investments, John Wiley and Sons

MARTINS, António e FERNANDES, Carla (2003), «A Teoria Financeira Tradicional e a Psicologia dos Investidores: Uma síntese», Boletim de Ciências Económicas, XLVI, pp. 193-284

MURPHY, John J. (1999), Technical Analysis of the Financial Markets, New York Institute of Finance

NEVES, Maria Elisabete e QUELHAS, Ana Paula (2013), Carteiras de Investimento – Gestão e Avaliação do Desempenho, Coimbra, Almedina

QUELHAS, Ana Paula e QUELHAS, José Manuel (2011), Da improficiência dos modelos de avaliação de activos – riscos emergentes ou incerteza sistemática?, Boletim de Ciências Económicas, pp. 1-38.

THALER, Richard (2015), Misbehaving: the Making of Behavioural Economics, Peguin

Complementar:

No início do curso, serão indicadas as referências que servirão de base à elaboração dos trabalhos.