Fundamentos de Design

Resultados de Aprendizagem

Analisar a cultura do design e o desenvolvimento de produto/produção industrial numa ótica de cultura visual e material.

Compreender a relevância do design de produtos para o contexto atual e a sua relação com a competitividade, modernização e inovação para as empresas.

Interpretar o enquadramento histórico do design

Programa

  1. Fundamentos da configuração do ambiente

    1. O homem. Necessidades e aspirações
    2. Trabalho. Materialização
    3. Objetos. Satisfação de necessidades
    4. Objetos naturais
    5. Objetivos modificados pela natureza
    6. Objetos artísticos
    7. Objetos de uso
    8. Produtos artesanais
    9. Produtos estandardizados
  2. Categorias de produtos

    1. Produtos de consumo
    2. Produtos para uso individual
    3. Produtos para uso de grupos
    4. Produtos de uso indireto
  3. Funções dos produtos

    1. Funções práticas
    2. Função estética
    3. Função simbólica
  4. História do design

    1. Comunidades Shaker
    2. Fase de industrialização da Grã-Bretanha
    3. A configuração Bauhaus
    4. Funcionalismo e critica do funcionalismo
  5. Função simbólico-funcional de produtos

    1. Circunstâncias económico-sociais
    2. Estratos sociais.
    3. Status social. Prestígio
    4. Produtos como símbolo
    5. Produtos de status
    6. Produtos de prestígio
    7. O designer de produto como criador de símbolos
  6. Design de produto nas empresas

    1. Posição do mercado
    2. Design de produto como meio de desenvolvimento e de diferenciação
    3. Estetização e obsolescência de produtos
  7. O processo de design

    1. Designer como criador
    2. Processo de design – solução de problemas
    3. Fases do processo de design
    4. Introdução ao Design Thinking
  8. Estética do design

    1. Comunicação estética
    2. A estética do objeto
    3. Elementos configurativos
    4. Tipografia
    5. Constituição da figura
    6. Perceção estética
    7. Valor estético
    8. Importância da estética empírica para o design de produto

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

De Bono, E. (1970). Lateral thinking: creativity step by step. Harper & Row.

Eyal, N. (2016). Hooked: How to Build Habit-Forming Products. Penguin Books.

Hudson, J. (2011). Process: 50 Product Designs from Concept to Manufacture (2nd Ed.). Laurence King Publishing.

Knapp, J., Zeratsky, J., Kowitz, B. (2016). Sprint: How to solve big problems and test new ideas in just five days. Simon and Schuster.

Lidwell, W., Holden, K., Butler, J. (2010). Universal Principles of Design. Gloucester. MA: Rockport Publishers.

Maeda, J. (2006). The Laws of Simplicity. MIT Press.

Martin, R., Martin, R. L. (2009). The Design of Business: Why Design Thinking is the Next Competitive Advantage. Harvard Business Press.

McDonough, W., Braungart, M. (2010). Cradle to Cradle. Remaking the Way We Make Things. North Point Press.

Morris, R. (2009). The Fundamentals of Product Design. Bloomsbury Academic.

Norman, D. A. (2013). The Design of Everyday Things: Revised and Expanded Edition. Basic Books.

Powell, D. (1994). Presentation Techniques, Little Brown and Company.