Fundamentos de Epidemiologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

Vertente Teórica:

  • a) Recorre-se a uma metodologia expositiva-ativa de fácil compreensão por parte dos alunos.
  • b) A exposição irá centrar-se na identificação e compreensão dos conceitos teóricos basilares da Epidemiologia e sua relação com as áreas da Saúde Pública, Clínica e Ambiental.
  • c) Exposição de cada método (desenho) e técnica estatística (princípios e algoritmos) em função da realidade clínica.
  • d) Apresentação de casos clínicos acompanhados por modelos teóricos interpretativos.

 

Vertente Teórico-prática:

  • a) Recorre-se a uma metodologia expositiva e demonstrativa de compreensão acessível para os alunos, com apresentação de casos e exemplos de estudos epidemiológicos aplicados à área da saúde em geral e e realização de exercícios práticos.

Resultados de Aprendizagem

– O aluno deverá adquirir conhecimentos:

  • 1. Sobre os fundamentos da Epidemiologia enquanto ramo da ciência médica integrados numa Abordagem epidemiológica aos problemas da saúde e da doença. Conhecer os princípios básicos e metodológicos de investigação em epidemiologia com aplicação à saúde pública e à prática clínica.

 

– O aluno deverá adquirir as seguintes aptidões:

  • 1. Desenvolver o estudo sobre fenómenos morbilidade e mortalidade e como prevenir a ocorrência de determinados fatores responsáveis por esses mesmos fenómenos.
  • 2. Também terá as condições necessárias para avaliar a amplitude da distribuição dos fenómenos mórbidos nas sociedades bem como isolar os factores etiológicos destes de forma a diminuir ou erradicar a doença; fornecer um método eficaz, através dos serviços de saúde organizados, para combater a doença ou outro tipo de eventos.
  • 3. Por fim, aptidão para aplicar medidas estatísticas para avaliar a frequência e a importância da doença e sua relação com a vigilância da doença.

 

– O aluno deverá adquirir as seguintes competências:

  • 1. Uma visão relativamente extensa dos assuntos de epidemiologia e de investigação científica, interrelacionando-os e adquirindo competências, quer ao nível da prática profissional, quer ao nível da investigação científica e epidemiológica.
  • 2. A aquisição destas competências irá permitir uma melhor compreensão da saúde pública ao nível da etiologia e da prevenção da doença, promoção da saúde (agente activo na promoção e desenvolvimento de políticas de saúde) e compreensão dos ambientes sociais e organizacionais das populações.
  • 3. Esta comunhão de saberes e de prática clínica estará fundamentada numa interdisciplinaridade de conhecimentos integrados em epidemiologia, estatística e tecnologias de informação.

Programa

Parte I:

  • A Epidemiologia enquanto Ciência Médica e de Saúde Pública (perspetiva introdutória); A Epidemiologia e os Determinantes em Saúde (Tipos); Resultados de Saúde Negativos e Positivos; Investigação Epidemiológica (nível molecular; nível dos tecidos e órgãos humanos; ao nível das populações; nível médico). A Epidemiologia na vertente clássica (Hipócrates e outras personalidades históricas no desenvolvimento da Epidemiologia) e a Epidemiologia Moderna. Introdução às etapas de investigação epidemiológica.

Parte II:

  • Etiologia e História Natural das Doenças; Níveis de prevenção; Saúde e Doença (Mecanismos e Causas das Doenças; Tríade: Hospedeiro, Agente e Meio Ambiente; Fator de Risco) e Tipos de Relação Causal (a determinação da Causa e do Efeito) e armadilhas comuns na Investigação Causal; Introdução aos desenhos de Investigação em Epidemiologia: Estudos Observacionais e Estudos Experimentais.

Parte III:

  • Introdução as medidas descritivas em Epidemiologia: Taxas, Razões e Proporções (Medidas estatísticas: Taxa de Prevalência; Taxa de Prevalência de Período; Taxa de Incidência e Densidade de Incidência; Taxa de Ataque; Taxa de Letalidade; Taxas Gerais; Taxas Específicas e Taxas Ajustadas); Medidas de Risco do tipo de Associação (Risco Relativo/ Razão do Risco; Odds Ratio) e de Impacto (Risco Atribuível; Risco Atribuível Proporcional). Introdução às Medidas estatísticas ao nível do Diagnóstico (medidas de Sensibilidade; Especificidade; Valores Preditivos; Razão de Verosimilhança) e Prognóstico (Teorema de Bayes e outras medidas).

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bibliografia Primária

1. Berkman, L.F.; Kawachi I. “Social Epidemiology”. 2.ª Edição, Oxford University Press, New York, 2014.

2. Gordis, L. “Epidemiology”. 5.ª Edição, Elsevier, 2014.

3. Haynes, R.B.; Sackett, D.L.; Guyatt, G.H.; Tugwell, P. “Epidemiologia Clínica – Como realizar pesquisa clínica na prática”. 3.ª Edição, Artmed: Porto Alegre, 2008

4. Mausner, J., Bahn. “Introdução à Epidemiologia”. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian; 1999.

5. Szklo, M.; Nieto, J. Epidemiology, Beyond the Basics. 3.ª Edição, Jones and Bartlett Publishers. 2007.

6. Woodward, M. Epidemiology: Study Design and Data Analysis, Third Edition (Chapman & Hall/CRC Texts in Statistical Science), CRC Press – A Chapman & Hall Book, 2013

 

Bibliografia Secundária

1. Cardoso, S.M. Notas Epidemiológicas. Faculdade de Medicina: Coimbra; 1998.

2. Oliveira, A. G. “Bioestatística Descodificada: Bioestatística, Epidemiologia e Investigação”. 2.ª Ed., Lidel: Lisboa: 2014.

3. Fronteira, I. Manual de Epidemiologia. Editor: Edições Almedina; Edição: outubro de 2018

4. George, F. Saúde Pública em Portugal – Do século XIX ao novo Millennium até ao futuro. Editor: Edições Almedina; Edição: março de 2023

5. Dias, S.; Gama, A. Introdução à Investigação Qualitativa em Saúde Pública. Editor: Edições Almedina; Edição: janeiro de 2019

6. Greenberg, R.S.; Daniels, R.S.; Flanders, W.D.; Eley, J.W.; Boring, J.R. “Epidemiologia Clínica”. 3.ª Ed. Porto Alegre: Artmed; 2005.

7. Jekel, J.F.; Katz, D.L; Elmore, J.G. “Epidemiology, Biostatistics and Preventive Medicine”. Third Edition, SAUNDES – Elsevier, Philadelphia, 2007.