Métodos de Ensino
As metodologias de ensino da unidade curricular baseiam-se em aulas teóricas, teórico-práticas e práticas.
Nas aulas teóricas são expostos os conteúdos sempre que possível com exemplificação visual dos mesmos. Nas aulas teórico-práticas são expostos os conteúdos com manuseamento do equipamento de iluminação cénica. Nas aulas práticas, os conteúdos serão deverão ser postos em prática através da criação de um exercício prático onde os alunos deverão aplicar os conhecimentos de uma forma autónoma.
A avaliação é contínua e em regime presencial.
Assiduidade, participação de qualidade na aula – 30% da nota final
Teste escrito – 30% da nota final
Componente prática – 40% da nota final
Resultados de Aprendizagem
1. Reconhecer a luz como objeto físico.
2. Compreender a propagação física e o comportamento da luz.
3. Reconhecer a evolução histórica da iluminação de cena.
4. Reconhecer a luz visível como recurso artístico de manipulação visual.
5. Reconhecer e caracterizar as propriedades e as funções da luz na iluminação de cena.
6. Reconhecer as fontes de produção de luz e as suas aplicações em cena. 7. Reconhecer as propriedades óticas dos espelhos e lentes. 8.
Reconhecer a cor e a frequência de luz aplicada à iluminação de cena. 9.
Identificar os diferentes equipamentos de luz utilizados na iluminação de cena. 10. Compreender os conceitos de eletricidade associados à instalação dos sistemas de iluminação de cena.
Programa
1. A física da luz – a origem da luz, principais conceitos de luz e de iluminação.
2. Análise da luz como radiação visível do espectro eletromagnético.
3. História da iluminação cénica.
4. O conceito da iluminação de cena.
5. As propriedades e funções da iluminação de cena.
6. As fontes de luz e as suas aplicações na iluminação de cena.
7. Os espelhos e as lentes utilizados nos equipamentos de luz convencionais e a sua aplicação.
8. A aplicação da cor na iluminação de cena.
9. O tipo de equipamentos de iluminação e as suas características.
10. Aplicar os conceitos de eletricidade na iluminação de cena.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 30.0%
- - Componente prática - 40.0%
- - Exame - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Cabral, P. M., & Correia, J. A. (2008). Manual técnico de iluminação de espectáculos: Manual do formando. Setepés.
Camargo, R. G. (2000). Função estética da luz. TCM Comunicação.
Fraser, N. (2001). Stage lighting design. Marlborough: The Crowood Press, Lda.
Fraser, N. (2002). Stage lighting explained. Marlborough: The Crowood Press, Lda.
McCandless, S. (2020). A method of lighting the stage (4th ed.). Echo Point Books and Media.
Pilbrow, R. (2008). Stage lighting design: The art, the craft, the life.
Nick Hern Books Reid, F. (1995). Lighting the stage. Butterworth-Heinneman.
Reid, F. (2002). The stage lighting handbook. Taylor and Francis Inc.