Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
i) sessões teóricas expositivas,
ii) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos;
Ao longo das aulas será facultada bibliografia específica, bem como textos originais de apoio ao estudo dos diversos pontos do programa.
Avaliação Contínua:
1. dois testes escritos em datas a fixar na primeira aula, a meio e no final do semestre (40% + 40%). (NB: caso a avaliação tenha de ser realizada a distância, este elemento de avaliação contemplará ainda uma prova individual oral);
2. Trabalhos individuais ou de grupo realizados exclusivamente em sala (20%)
Por Exame:
Exame escrito (100%)
Resultados de Aprendizagem
Conhecer e compreender as principais teorias das Relações Públicas e a sua evolução.
Conhecer e compreender conceitos, funções, técnicas e principais instrumentos da atividade de Relações Públicas.
Identificar e compreender as componentes estruturais de cada setor implicado na estratégia de comunicação de uma organização.
No final do semestre, pretende-se que os estudantes estejam em condições de:
compreender o campo de intervenção das Relações Públicas e a sua articulação com as demais profissões da Comunicação organizacional, compreender a essência das Relações Públicas enquanto instrumento para obter a aceitação social e a legitimação da empresa, perceber as situações de comunicação que são trabalhadas pelas Relações Públicas, a sua especificidade, a sua responsabilidade, bem com a sua abrangência,
assimilar a vocação das Relações Públicas no trabalho com os públicos.
Programa
1.a. Perspetiva histórica das Relações Públicas
1.b. As Relações Públicas na atualidade: conceitos-chave e principais desafios
2. Principais Modelos de Comunicação das Relações Públicas
2.a. Os modelos sistémicos: a comunicação integrada de Kunsch e a comunicação excelente de Grunig
2.b. Abordagem retórica das Relações Públicas
2.c. Teorias Críticas das Relações Públicas
3. Mapeamento de Stakeholders e Teoria Situacional dos Públicos
(Grunig)
4. Os diferentes tipos de comunicação no âmbito das Relações
Públicas (assessoria de imprensa, comunicação interna,
comunicação de crise) e os impactos do digital na estratégia e
práticas de Relações Públicas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 80.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Belasen, A. (2008), Corporate communication. SAGE. pp. 217-233
Gonçalves,G. (2010). Introdução à Teoria das Relações Públicas. Porto Ed
Henriet, B. & Boneu, F. (1990). Audit de la communication interne. Les Editions d’Organization
Kunsch M. (2017). Comunicação organizacional: aportes teóricos e metodológicos. III SICO – vertentes conceituais e metodológicas, Belo Horizonte: UFMG, pp. 41-53
Kunsch, M. (2018). “A comunicação estratégica nas organizações contemporâneas”. In Media e Jornalismo nº 33, vol 18, nº2. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp. 13 a 24
Grunig, J. et al., (1995). Models of Public Relations in an International Setting. Journal of Public Relations Research 7(3), pp. 163-186.
Rawlins, B. (2006). Prioriting Stakeholders for Public Relations. Institute for Public Relations.
Xifra,J. (2014). Manual de RRPP e institucionales.Ed. Tecnos