Futebol I

Conhecimentos de Base Recomendados

N/A

Métodos de Ensino

Os conteúdos T serão apresentados em sessões expositivas e as sessões TP serão focadas essencialmente no desempenho dos estudantes, enquanto os principais intervenientes, passando por situações de prática pedagógica.
Esta UC, eminentemente prática, tem a modalidade de avaliação exclusivamente contínua [100% = 20 valores] considerando os itens:
1. Provas teóricas (65%).
2. Provas práticas (40%).
3. Participação presencial (5%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% no item 1 e 50% no item 2.
Ao abrigo do ponto 8 do 13.º artigo do Regulamento Académico do 1.º Ciclo de Estudos da ESE-IPC, o aluno deve cumprir as seguintes condições específicas de acesso ao exame de recurso/melhoria/especial:
1. Ter frequentado pelo menos 50% das aulas.
O exame consta de uma prova teórica (60%) e de uma prática (40%).
Nota: para aprovação o aluno tem de ter uma classificação mínima de 50% em ambas as provas, na teórica e na prática.

Resultados de Aprendizagem

1. Conhecer os princípios específicos subjacentes à Metodologia do Treino em Futebol.
2. Organizar situações de aprendizagem seguindo a Metodologia do Treino em Futebol, utilizando diferentes formas e contextos.
3. Conhecer os aspetos associados à componente Técnico-Tática em Futebol.
4. Planear e organizar situações de aprendizagem, considerando os princípios específicos do jogo, utilizando diferentes formas e contextos.
5. Conhecer a especificidade da modalidade, no domínio motor, em concreto as questões fisiológicas, biológicas e condicionais em crianças e jovens.
6. Planear e organizar situações de aprendizagem, objetivando a maximização da condição física, em segurança, utilizando diferentes formas e contextos.
7. Entender a função do árbitro e do seu papel, e interpretar o contributo da sua interação no desenvolvimento do jogo.
8. Conhecer e diferenciar as Leis do Jogo adequadas à boa gestão de contextos de prática formal elementar.

Programa

1. Metodologia do Treino de Futebol.
1.1. Treino e Metodologia.
1.2. Ensino-aprendizagem do jogo.
1.3. Aprendizagem da ação técnica e tática.
1.4. Situações básicas do jogo.
2. Técnico-Tática.
2.1. História do jogo.
2.2. Identidade e organização do jogo.
2.3. Introdução aos princípios específicos do jogo.
3. Capacidades Motoras do Futebol.
3.1. Treino desportivo.
3.2. Fisiologia e treino com crianças e jovens.
3.3. Fundamentação biológica do treino.
3.4. Treino da condição física de crianças e jovens.
3.5. Prevenção de lesões em crianças e jovens.
4. Arbitragem e Leis de Jogo.
4.1. Arbitragem.
4.2. Leis de jogo.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Exame
  • - Prova prática - 40.0%
  • - Prova teórica - 60.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carrasco, D. (2016). Del futbol de la calle a los entrenamientos. Omniserviços.
Castelo, J. (2003). Guia prático de exercícios de treino. Visão e Contextos.
Castelo, J. (2009). Futebol. Organização dinâmica do jogo. Edições Universitárias Lusófonas.
Fonseca, H., & Garganta, J. (2008). Futebol de rua um beco com saída. Omniserviços.
Porcel, D., Silva, R., & Sanchez, M. (2013). Entrenamiento integrado del futbol en edades tempranas. Omniserviços.
Sarmento, H., Anguera, M., Campaniço, J., Pereira, A., & Leitão, J. (2013). Metodologia observacional como método de análise do jogo. UTAD.
Soares, J. (2007). O treino do futebolista (Volume 2). Porto Editora.
Soares, J. (2008). O treino do futebolista (Volume 1). Porto Editora.
Teixeira, E. (2021). Coordenação técnica no futebol de formação. Omniserviços.
Ucles, R. (2020). Mi entrenamiento en futbol base. Omniserviços.

1. Castelo, J. (2019). Futebol: periodização, planeamento e programação de métodos de treino (Vol. 1). Visão e Contextos.
2. Castelo, J. (2019). Futebol: periodização, planeamento e programação de métodos de treino (Vol. 2). Visão e Contextos.
3. Clemente, F., & Silva, R. (2021). Avaliar para treinar: guia prático de avaliação e controlo do treino para o treinador. Prime Books.
4. Clemente, F., Silva, R., & Oliveira, R. (2022). Pequenos jogos para treinar em grande: jogos reduzidos para o treino da AC. Prime Books.
5. Federação Portuguesa de Futebol (2020). Referenciais de formação. Componente específica: Futebol. IPDJ.
6. Gama, J., Couceiro, M., Vaz, V., & Dias, G. (2017). Novos métodos para observar e analisar o jogo de futebol. Prime Books.
7. IFAB (2020). Leis de jogo 20-21. IFAB.
8. Pinheiro, W., & Santos, F. (2021). ABC do futebol de formação. Omni-serviços.