Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
A primeira metade da aula centra-se na exposição da matéria a leccionar e completa-se na segunda, de aplicação dos conteúdos, cabendo aos alunos partirem da teoria apresentada de forma a demonstrarem as suas aptidões em matéria jornalística. Segundo o Regime de Avaliação Contínua, o processo de avaliação de conhecimentos constará de: um teste individual de avaliação de conhecimentos (50%) e trabalho(s) teórico-prático(s), a serem apresentados na aula e por escrito, a partir de tema(s) proposto(s) (restantes 50% da nota final). O exame é constituído por uma prova escrita. Em Regime de Avaliação por Exame, os alunos inscrevem-se na modalidade por regras fixadas pela ESEC para o efeito.
Resultados de Aprendizagem
A disciplina pretende iniciar os estudantes nos procedimentos da rotina produtiva dos media, estudando os instrumentos indispensáveis para o processo de construção da mensagem informativa e adquirindo a formação necessária às exigências próprias da informação atual. A unidade curricular “Géneros Jornalísticos” está diretamente relacionada com os conteúdos de “Atelier de Redação Jornalística”, “Jornalismo de Imprensa” e “Técnicas de Investigação Jornalística”. Os seus conceitos e técnicas são desenvolvidos ainda em unidades curriculares especializadas como “Jornalismo Televisivo”; “Jornalismo Digital” e “Radiofónico”.
Programa
I. A atualidade jornalística e os critérios de noticiabilidade. Acontecimentos, não-acontecimentos e pseudo-acontecimentos mediáticos. Acontecimentos mediáticos e valores-notícia. O interesse público como garante do legítimo exercício do jornalismo. Os factos, as interpretações e as opiniões. A objetividade como meta, a equidade, o princípio do contraditório. A verificação da informação e o cruzamento de fontes. II. Os Géneros Jornalísticos: caracterização e técnicas de redação. Géneros Jornalísticos Informativos Géneros Jornalísticos Interpretativos Géneros Jornalísticos Opinativos.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste escrito - 100.0%
- - Trabalhos práticos apresentados na aula e por escrito - 50.0%
- - Teste - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fontcuberta, Mar de (1999)”A Notícia – pistas para compreender o mundo”, Lisboa, Editorial Notícias,
Mesquita, Mário (2003), O quarto equívoco, Coimbra, Minerva
Rebelo, José (2000) O discurso do jornal. O como e o porquê, Lisboa, Editorial Notícias
Ricardo, Daniel (2003) “Ainda bem que me pergunta – Manual de escrita jornalística”, Lisboa, Editorial Notícias
Nelson Traquina (2002), O que é Jornalismo, Lisboa, Quimera. Nelson Traquina (2004), A Tribo Jornalística. Uma comunidade transnacional, Lisboa, Editorial Notícias.