Geologia e Climatologia

Conhecimentos de Base Recomendados

Conhecimentos de química, elementos, ligações moleculares, reacções químicas, equilíbrios de solubilidade de sais.
Conhecimentos de física. movimento, fluxo, transporte, sedimentação,
Conhecimentos de geografia física
Conhecimentos de cartografia

Métodos de Ensino

Para a concretização dos objectivos de cada um dos aspectos focados na unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta:
No estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá-los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções;
Na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios.

Resultados de Aprendizagem

Consideram-se os seguintes objetivos de aprendizagem:
1. Conhecer a estrutura interna da Terra, os fenómenos e as implicações na tectónica de placas, nos sismos e no tipo de vulcões.
2. Conhecer os grandes tipos de rochas: génese, composição e aspectos relativos à meteorização.
3. Identificar os diferentes tipos de relevo e a orogénese, os riscos geológicos e os fenómenos associados.
4. Perceber a variação da incidência de radiação solar ao longo do ano e de acordo com a latitude, o balanço de radiação e energético da superfície terrestre.
5.Conhecer os modos de medição dos parâmetros climáticos, a relação dos valores médios e extremos com os factores do clima que lhe deram origem, conhecer os climas à escala mundial.
6. Elaborar o balanço hídrico do solo segundo a metodologia de Thornthwaite e Matter.
7. Conhecer as teorias e modelos que explicam as alterações climáticas globais

Programa

Módulo I:
Processos Geológicos: geodinâmica interna, teoria da deriva dos Continentes, tectónica das placas; vulcanismo; sismologia, geodinâmica externa, geomorfologia, tipos de rochas, génese e composição.
Módulo II:
Processos Climatológicos: variação da incidência de radiação solar ao longo do ano e de acordo com a latitude; balanço de radiação e balanço energético da superfície; medição dos elementos climáticos; interacção dos elementos climáticos médios e extremos com os factores do clima que lhe deram origem; balanço hídrico do solo segundo metodologia de Thornthwaite e Matter; climas à escala mundial; modelos e teorias que explicam o aquecimento global.

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação contínua
  • - Teste teórico prático Modulo II (Climatologia) - 50.0%
  • - Teste teórico prático Modulo I (Geologia) - 50.0%
Avaliação por exame
  • - Prova teórico prática - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Barry, R.G. e Chorley, R.J. (1992). Atmosphere Weather and Climate, Routledge, 6ª ed.

Carvalho, A.. M. G.1996. Morfogénese e Sedimentogénese, Universidade Aberta, Lisboa.

Costa, J. B. 1985. Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, Fundação Calouste Gulbenkian

Cerqueira, J. (2001), Solos e Clima em Portugal. Clássica Editora

Ledesma, M. (2011). Principios de Meteorología y Climatología. Paraninfo editorial.

Montgomery, C. W. 1997. Environmental Geology, McGraw Hill.

Peixoto, J.P. 1981. A Radiação Solar e o Ambiente. Comissão Nacional do Ambiente, Lisboa.

Retallack, J.B. 1996. Meteorologia. Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Lisboa.