Conhecimentos de Base Recomendados
Conhecimentos de base de geografia
Métodos de Ensino
Para a concretização dos objectivos de cada um dos aspectos focados na unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta: – No estudo de casos concretos, acompanhado de um conjunto de instruções que levam o aluno a analisá- los, a tirar conclusões e a tomar decisões ou sugerir acções; – Na execução de trabalhos práticos de aplicação dos conceitos teóricos, que tanto podem ser de natureza numérica, como laboratorial ou de campo; na pesquisa bibliográfica necessária para complementar a informação obtida nas aulas e para a execução dos relatórios. O módulo I contempla os conteúdos necessários para a obtenção da competência 1 e o módulo II contempla os conteúdos necessários à obtenção da competência 2
Resultados de Aprendizagem
Competência 1 -Conhecer a estrutura interna da Terra, os fenómenos que lhe estão associados e as implicações na tectónica de placas, nos sismos e no tipo de vulcões; – Identificar os diferentes tipos de minerais, sabendo as suas composições físicas e químicas; -Conhecer os grandes tipos de rochas, a sua génese, composição e aspectos relacionados com a meteorização; -Identificar os diferentes tipos de relevo e a orogénese. Competência 2 -Perceber a variação da incidência de radiação solar ao longo do ano e de acordo com a latitude, – Elaborar um balanço de radiação e o balanço energético da superfície; – Conhecer as formas de medição dos elementos climáticos, a relação dos valores de elementos climáticos médios e extremos com os factores do clima que lhe deram origem e os diversos climas à escala mundial; – Perceber a influência do clima ao nível da produção agrícola, nomeadamente no que se relaciona com exigência térmica, disponibilidade hídrica, disponibilidade solar e geada
Programa
Módulo I Processos Geológicos: geodinâmica interna, teoria da deriva dos Continentes, tectónica das placas; vulcanismo; sismologia, geomorfologia, tipos de rochas, génese e composição. Módulo II Processos Climatológicos: variação da incidência de radiação solar ao longo do ano e de acordo com a latitude; balanço de radiação e balanço energético da superfície; medição dos elementos climáticos; interacção dos elementos climáticos médios e extremos com os factores do clima que lhe deram origem; balanço hídrico do solo segundo metodologia de Thornthwaite e Matter; climas à escala mundial; modelos e teorias que explicam o aquecimento global.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Teste teórico prático Modulo I (Geologia) - 50.0%
- - Teste teórico prático Modulo II (Climatologia) - 50.0%
- - Prova teórico prática - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CARVALHO, A.. M. G.1996. Morfogénese e Sedimentogénese, Universidade Aberta, Lisboa. CARVALHO, A. M. G. 1997. Petrogénese e Orogénese, Universidade Aberta, Lisboa. CARVALHO, A. M. G. 2008. Geologia Sedimentar. Editora Âncora, 2ª Edição. CARVALHO, A. M. G. 2008. Introdução ao Estudo dos Minerais. Editora Âncora, 2ª Edição, 2008. COSTA, J. B. 1985. Estudo e Classificação das Rochas por Exame Macroscópico, Fundação Calouste Gulbenkian, (6ªed.), Lisboa. CUNHA, L.V. 1982. As secas. Comisão Nacional do Ambiente, Lisboa FEIO, M. 1991. Clima e Agricultura. Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação. Lisboa MONTGOMERY, C. W. 1997. Environmental Geology, McGraw Hill. NUNES, M. e FERREIRA, A. 2003. Elementos de Apoio à Disciplina de Climatologia. ESAC. PEIXOTO, J.P. 1981. A Radiação Solar e o Ambiente. Comisão Nacional do Ambiente, Lisboa RETALLACK, J.B. 1996. Meteorologia. Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, Lisboa.