Gerontologia e Saúde

Métodos de Ensino

O processo de aprendizagem articula aulas teórico-práticas de metodologias ativas e interativas centradas no problema, com enfâse na reflexão crítica dos temas do programa. Através de:
– Método expositivo: de modo a fundamentar conceitos teóricos elementares, novos e complexos que exigem uma abordagem formativa;
– Análise crítica e discussão activa de artigos e/ou textos científicos;
– Exposição de casos práticos como técnica pedagógica interactiva e colaborativa que desenvolve no estudante a capacidade de reflexão crítica e de auto-reflexão, de interacção e a criatividade.
A avaliação contínua consistirá em 2 momentos de avaliação: um trabalho escrito (50%) e uma apresentação oral (50%).

Resultados de Aprendizagem

Reconhecer a emergência da Gerontologia (G) como área científica de intervenção;
Adquirir e integrar conhec. necessários à compreensão global do processo de Envelhecimento(E);
Compreender a velhice(V)como uma fase de oportunidade de desenvolvimento pessoal, social e familiar;
Desenvolver atitude e capacidade de reflexão crítica face aos estereótipos em torno da adultez e V. e acerca dos desafios impostos pelo E. das sociedades.
Compreender os serviços, sistemas e polít. sociais destinadas às pessoas idosas.
Compreender os modelos de E e qualidade de vida na V.
Reconhecer serviços, sistemas e polít. sociais e proteção social em G e desenvolver competências no âmbito da elab. de prog. de E saudável.
Compreender os fatores contextuais determinantes na saúde da pessoa idosa bem como os principais sindromes geriátricos, medicamentos, e tecnologias de apoio associadas.
Adquirir estratégias de EpS e E saudável: aconselhamento, desenvolvimento, facilitação de mudança de comportamentos.

Programa

1.Gerontologia: contextualização da área científica e os seus domínios de atuação.
2.A imagem social da velhice: mitos e preconceitos – principais manifestações e implicações.
3.Alterações pessoais e sociais associadas ao envelhecimento.
4.Sistemas e respostas (in)formais de apoio à pessoa idosa no âmbito da promoção do envelhecimento saudável: a pessoa idosa na comunidade e nas instituições.
5.Modelos de envelhecimento e de qualidade de vida na velhice.
6.Serviços, sistemas e políticas sociais e proteção social dos idosos: ex. de programas e projetos para um envelhecimento ativo.
7.Promoção da saúde e envelhecimento saudável.
8.Principais síndromes geriátricas, saúde, funcionalidade e envelhecimento
9.Estratégias de EpS em Gerontologia.

Métodos de Avaliação

Trabalho
  • - Apresentação oral - 50.0%
  • - Trabalho escrito - 50.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kart, C., & Kinney, J. (2001). The realities of aging. An introduction to Gerontology. Boston: Allyn and Bacon.
Oliveira, A. L. et al. (Eds) (2011). Promoting conscious and active learning and aging: How to face current and future challenges? Imprensa da Universidade de Coimbra, Coimbra.
OMS (2015). Relatório Mundial sobre Envelhecimento e Saúde, Genebra, Suíça.
Paúl, C., Ribeiro, O. (2012). Manual de Gerontologia: Aspetos biocomportamentais, psicológicos e sociais do envelhecimento. Lisboa. Lidel.
Robyn J. Brunton & Greg Scott (2015). Do We Fear Ageing? A Multidimensional Approach to Ageing.
Anxiety. Educational Gerontology, 41,11, 786-799.
Swedish National Institute of Public Health. (2010). Physical Activity in the Prevention and Treatment of
Disease. Professional Associations for Physical Activity, Sweden.
Veríssimo, M. T. (2014). Geriatria Fundamental: Saber e Praticar. Lisboa. Lidel.