Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem assumem um carácter ativo, participativo e dinâmico, integrando uma combinação de exposições sistematizadas de informações com análises críticas; trabalhos de pesquisa e de reflexão crítica fundamentada; apresentações de trabalhos; discussão de casos, debates, entre outras atividades diversificadas.
Para a sua avaliação os estudantes escolhem uma das seguintes modalidades: avaliação contínua ou exame.
A avaliação contínua contempla a qualidade do contributo da participação individual nas atividades no âmbito da unidade curricular (50%) e o desenvolvimento de um trabalho de grupo (50%): plano de trabalho (10%); trabalho escrito (25%); apresentação e discussão (15%).
A avaliação por exame apresenta-se sob a forma de prova escrita (100%).
Resultados de Aprendizagem
1. Dominar conceitos, fundamentos, valores, modelos, estratégias e práticas da Gerontologia Educativa, assim como áreas e contextos de intervenção.
2. Mobilizar recursos na promoção de práticas fundamentadas de aprendizagem ao longo da vida e de educação de adultos.
3. Organizar ambientes de aprendizagem para adultos que respondam à diversidade e promovam o estímulo mental, o empoderamento, a autonomia, a participação ativa, a reflexão crítica, a criatividade e a intergeracionalidade.
4. Fomentar a construção de comunidades amigas das pessoas idosas, através do trabalho colaborativo com pessoas idosas, com o poder local e organizações comunitárias.
5. Promover oportunidades de aprendizagem para a preparação e adaptação às fases de transição da vida, contribuindo para o desenvolvimento, saúde, bem-estar e inclusão da pessoa idosa.
6. Desenvolver uma análise crítica que possa contribuir para a inovação e melhoria das políticas e práticas de GE, em Portugal e no mundo.
Programa
1. A pessoa idosa: Necessidades e potencialidades educativas.
2. O contributo da Educação para o desenvolvimento, saúde, bem-estar e inclusão da pessoa idosa.
3. Construção colaborativa de comunidades amigas da pessoa idosa.
4. Conceitos, modelos e estratégias de aprendizagem e Gerontologia Educativa.
5. A emergência da Gerontologia Educativa Crítica
6. Áreas, contextos, princípios, políticas, objetivos e práticas de intervenção da Gerontologia Educativa.
7. Análise crítica de políticas e práticas de gerontologia educativa. Realidade portuguesa e perspetiva internacional. Contributos para a inovação.
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Assiduidade e Participação - 40.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 60.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bermejo, L. (2005). Gerontología Educativa. Cómo diseñar proyectos educativos con personas mayores. Madrid: Médica Panamericana.
CNE (2020). Educação de Adultos: Ninguém pode ficar para trás. Lisboa: CNE.
Findsen, B. & Formosa, M. (2011). Lifelong Learning in Later Life. A Handbook on Older Adult Learning. Rotterdam: Sense.
Martins, E. (2013). Gerontologia & Gerontagogia e Animação Sociocultural em Idosos. Lisboa: Cáritas.
Melo, A., Lima, L. & Guimarães, P. (2021). Actualidade da Educação Permanente, Lisboa: APCEP
Silva, S., et al. (2015). Ambientes amigos das pessoas idosas…In J. Pereira, M. Lopes, & T. Rodrigues (Coords.), Animação Sociocultural, Gerontologia, Educação Intergeracional (pp. 201-210). Chaves: Intervenção.
Soeiro, D., & Parreiral, S. (2018). Case Study Letters for Life, Portugal. UNESCO, ILL.
UNESCO. (2022). 5th Global Report on Adult Learning and Education. Citizenship education: Empowering adults for change. ILL. Hamburg