Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem combinam abordagens teóricas e práticas. Serão expostos conceitos necessários ao desenvolvimento da capacidade analítica do aluno, identificando fontes de informação relevantes e estimulando a pesquisa e análise de conteúdos. Esta abordagem será complementada com a análise de casos de boas práticas no contexto de desenvolvimento da atividade turística, nomeadamente através de 1 visita de campo. Serão elaborados trabalhos de grupo, incentivando a autoformação e espírito crítico nos diversos domínios que compreendem a análise integrada da gestão sustentável do turismo de interior. Estão previstas 2 modalidades de avaliação. A avaliação por exame final consiste na realização de uma prova de avaliação de conhecimentos (100%). A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) Teste teórico (30%)
b) Trabalho de grupo/análise de casos (40%)
c) Análise de artigos científicos/exercícios em aula/relatório de visita de estudo (30%)
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular assentam no desenvolvimento de competências que permitam aos alunos:
1- Compreender as razões da necessidade de atuação responsável e sustentável face aos desafios que se colocam ao desenvolvimento da atividade turística, com destaque para as especificidades dos territórios de baixa densidade.
2- Identificar as principais diretrizes nacionais e internacionais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e centradas na promoção da economia circular, neutralidade carbónica, ética e responsabilidade social empresarial.
3- Promover o uso racional de recursos através da integração de práticas de gestão sustentável que reforcem a competitividade empresarial e dos destinos turísticos de interior.
4- Reconhecer as principais tendências ao nível do turismo sustentável e distinguir os principais sistemas de certificação de sustentabilidade aplicáveis ao setor.
Programa
1. Desenvolvimento sustentável do turismo
1.1. Conflito entre desenvolvimento turístico e ambiente
1.2. Princípios orientadores e politicas de turismo responsável
1.3. Turismo e alterações climáticas: o desafio da neutralidade carbónica
2. A sustentabilidade como fator de competitividade empresarial e dos destinos de interior
2.1. Principais áreas de gestão ambiental
2.2. Sistemas de certificação do turismo sustentável
3. Desenvolvimento de destinos de interior e produtos turísticos sustentáveis: casos de boas práticas
3.1. Produtos e destinos sustentáveis em territórios de baixa densidade
3.2. Trabalho em rede: casos de boas práticas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Frequência - 30.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 40.0%
- - Relatório de seminário ou visita de estudo - 30.0%
- - Exame - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CARETO, H. & LIMA, S. (2006/2007). Turismo e Desenvolvimento Sustentável. Vols. I e II. Lisboa: GEOTA.
Carvalho, N. (2007). Da emergência do problema ambiental à emergência do ambiente na sociologia. Revista Barlia, Nº 3/4, pp. 7-27.
Crossley, E. (2020). Ecological grief generates desire for environmental healing in tourism after COVID-19.Tourism Geographies, 22:3, 536-546.
European Environmental Agency (2018). Tourism and the Environment – Towards a reporting mechanism in Europe. Barcelona: ETC/ULS.
Geerts, W. (2014). Environmental certification schemes: Hotel managers’ views and perceptions. International Journal of Hospitality Management, 39, pp. 87-96.
LIMA, S. (2008). A Gestão Ambiental no Sector Hoteleiro. Lisboa: GEOTA.
Turismo de Portugal (2022). Business: Sustentabilidade e Turismo: http://business.turismodeportugal.pt/pt/crescer/sustentabilidade