Gestão Ambiental e Sustentabilidade

Para a concretização dos objectivos da unidade curricular e a conferência das competências previstas aos alunos, o processo de ensino aprendizagem assenta na organização dos conteúdos a ministrar organizados em aulas teórico-práticas e na realização de trabalhos específicos, no âmbito dos módulos da disciplina, de forma a alcançar as capacidades e competências da disciplina. A avaliação é feita por trabalhos individuais específicos para cada aluno, de acordo com os seus interesses, de forma a desenvolver e testar a proficiência dos alunos quanto aos conteúdos programáticos e das capacidades adquiridas.

1 – Conhecer os sistemas de gestão da qualidade ambiental

2 – Conhecer os mais importantes sistemas de certificação aplicados ao ecoturismo, turismo e áreas afins.

3 – Conhecer os principais impactos ambientais da actividade turística e estratégias e metodologias para os mitigar.

4 – Conhecer as principais ferramentas de gestão ambiental

5 – Fazer auditorias energéticas básicas e estabelecer estratégias de redução de consumos.

6 – Identificar estratégias de resposta pelas sociedades às alterações globais num contexto de sustentabilidade

1 Conceitos básicos em ambiente. Problemas ambientais e de sustentabilidade. Desenvolvimento sustentável. Introdução à Gestão Ambiental.

2 Ambiente e Sustentabilidade no turismo. Impactes ambientais do turismo.

3 Gestão Ambiental

4 Gestão Ambiental aplicada ao turismo

5 Certificação ambiental (ISO 14001, EMAS III), da qualidade, da higiene e segurança no trabalho, HACCP, responsabilidade social.

6 Rótulos ecológicos no turismo

7 Ambiente e competitividade

8 Ecoeficiência em unidades hoteleiras

9 Eficiência energética

10 Eficiência Energética no turismo

11 Pegada ecológica em turismo

12 Educação e gestão comportamental em turismo.

Frequência ou Exame
  • - Trabalho teórico individual - 50.0%
  • - Trabalho prático - 50.0%

The Environment in Question, Ethics and global issues editado por Cooper D.E. e Palmer J.A.

IPCC (2001). Climat Change 2001: Impacts, Adaptation and Vulnerability. Intergovernanmental Panel on Climate Change, Cambridge University Press, Cambridge

Lopes MAR, Castanheira EG e Ferreira AJD (2005) Gestão Ambiental e Economia de Recursos, Colecção Agricultura e Ambiente, Sociedade Portuguesa de Inovação, 102p.

Pittock, A. B. (2005). Climatic Change. Turning up the heat. Earthscan, London

Rayner, S. and Malone, E. (1998). Human Choices & Climate Change. The Societal Framework. Battelle Press, Columbus