Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino e aprendizagem combinam abordagens teóricas e práticas. Serão expostos conceitos necessários ao desenvolvimento da capacidade analítica do aluno, identificando fontes de informação relevantes e estimulando a pesquisa e análise de conteúdos. Esta abordagem será complementada com a análise de casos de boas práticas no contexto de desenvolvimento da atividade turística. Sobre as diferentes matérias serão elaborados trabalhos de grupo, incentivando a autoformação e espírito crítico dos alunos nos diversos domínios que compreendem a análise integrada da gestão sustentável do turismo. Estão previstas 2 modalidades de avaliação. A avaliação por exame final consiste na realização de uma única prova de avaliação de conhecimentos (100%). A avaliação contínua resulta dos seguintes parâmetros de avaliação:
a) Teste teórico (50%)
b) Trabalho de grupo/análise de casos (30%)
c) Participação/assiduidade/fichas de trabalho e sua discussão em aula (20%)
Resultados de Aprendizagem
Os objetivos da unidade curricular assentam no desenvolvimento de competências que permitam aos alunos:
1- Compreender as razões da necessidade de atuação responsável e sustentável face aos desafios que se colocam ao desenvolvimento da atividade turística atualmente e no futuro.
2- Identificar as principais diretrizes nacionais e internacionais alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e centradas na promoção da economia circular, neutralidade carbónica, ética e responsabilidade social empresarial.
3- Promover o uso racional de recursos através da identificação de impactes e modelos de resposta que passem pela integração de práticas de gestão sustentável que reforcem a competitividade empresarial e dos destinos turísticos.
4- Reconhecer as principais tendências ao nível do turismo sustentável e distinguir os principais sistemas de certificação de sustentabilidade aplicáveis ao setor.
Programa
1. Ambiente, turismo e desenvolvimento sustentável
1.1. Conceitos e enquadramento institucional
1.2. Princípios orientadores e linhas de ação estratégica para o turismo sustentável
1.3. Turismo e alterações climáticas: o desafio da neutralidade carbónica
1.4. Pressão turística-impactes-resposta
2. A sustentabilidade como fator de competitividade no turismo
2.1 Principais áreas de gestão ambiental
2.2. Sistemas de certificação do turismo sustentável
2.3. Indicadores de sustentabilidade
3. Destinos e produtos turísticos sustentáveis: casos de boas práticas
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Assiduidade e Participação - 20.0%
- - Frequência - 50.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 30.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
CARETO, H. & LIMA, S. (2006/2007). Turismo e Desenvolvimento Sustentável. Vols. I e II. Lisboa: GEOTA.
Carvalho, N. (2007). Da emergência do problema ambiental à emergência do ambiente na sociologia. Revista Barlia, Nº 3/4, pp. 7-27.
Crossley, E. (2020). Ecological grief generates desire for environmental healing in tourism after COVID-19.Tourism Geographies, 22:3, 536-546.
European Environmental Agency (2018). Tourism and the Environment – Towards a reporting mechanism in Europe. Barcelona: ETC/ULS.
Geerts, W. (2014). Environmental certification schemes: Hotel managers’ views and perceptions. International Journal of Hospitality Management, 39, pp. 87-96.
LIMA, S. (2008). A Gestão Ambiental no Sector Hoteleiro. Lisboa: GEOTA.
Turismo de Portugal (2022). Business: Sustentabilidade e Turismo: http://business.turismodeportugal.pt/pt/crescer/sustentabilidade
Thunberg, G. (2022). O Livro do Clima. Lisboa: Objetiva.