Gestão Comercial e Marketing

Resultados de Aprendizagem

Na unidade curricular, Gestão Comercial e Marketing, pretende-se leccionar os conceitos e a filosofia de
marketing. Pretende-se, ainda, que os alunos fiquem com uma visão integrada da estratégia de marketing bem
como das políticas de marketing.
Como objectivo final, esta disciplina visa proporcionar aos alunos a preparação necessária ao
desenvolvimento do seu trabalho na área do marketing nos diferentes tipos de organizações.

Programa

Parte I- Introdução ao Marketing e à criação de valor
1. Conceitos fundamentais de marketing
Parte II- A Estratégia da Empresa
2. O Plano de Marketing
Parte III- Estudo do mercado
3. A análise do mercado e dos seus intervenientes
4. Os estudos de mercado
5. Teorias e modelos do comportamento do consumidor
Parte IV- Segmentação e Diferenciação
6. A segmentação
7. O posicionamento
8. A marca
Parte V- Políticas de Marketing
9. Produto
10. Preço
11. Distribuição
12. Comunicação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Cravens, David W. & Piercy, Nigel F. (2009), Strategic Marketing, McGrawHill.
Kotler, Philip, Armestrong, G., Saunders, J. & Wong, V. (2011), Principles of Marketing, Londres, Prentice- Hall
Europe.
Lindon, D., Lendreview, J., Dionísio, P. & Rodrigues, J.V. (2004), Mercator XXI: Teoria e Prática do Marketing,
Lisboa, Publicações D.Quixote.