Gestão Comercial em Negócios Internacionais

Conhecimentos de gestão de empresas

A presença nas aulas é vivamente aconselhada (tratando-os de Avaliação periódica)

As sessões em sala de aula combinam apresentações didáticas com grupos de discussão.

Cada aluno é, ainda, incentivado a trazer materiais de interesse para a sala de aula; e pesquisar e trazer estudo de casos de marketing e internacionalização.

Os alunos são também estimulados a desenvolver trabalhos em equipas e o resultado é apresentado e discutido em sala de aula.

O trabalho de equipa incorpora:

Métodos centrados na indagação e na cooperação: Aprendizagem baseada em problemas e na elaboração de um projeto

Aprendizagem situada e com possível serviço à comunidade

Estratégias ativas nas práticas pedagógicas em aula: Aprendizagem colaborativa

Enquanto estratégica pedagógica recorre-se também a :

Utilização de plataformas de interação

Trabalhos em pequenos grupos em sala de aula

Utilização de vídeos para discussão em sala de aula

Resolução de problemas e casos especialmente em pequenos grupos

Resolução de casos de estudo

No presente momento vivemos na chamada ‘aldeia global´ e os mercados são complexos, de rápida mudança e complexos. Este contexto obriga a que as empresas sejam ágeis, flexíveis, com verdadeiras equipas de trabalho em rede, em constante aprendizagem, podendo, assim, acompanhar cada cliente. Neste âmbito, as ferramentas do marketing adquirem um valor central, como são o caso de todos os modelos que têm como foco as decisões do curto prazo, com impacto nas vendas, nas marcas, na resposta aos consumidores ou nas redes sociais.

Especificamente, possibilita-se ao aluno a aprendizagem de vertentes da gestão comercial, com impacto especial no plano internacional. O aluno deve adquirir conhecimentos e aptidões para utilizar e acompanhar diferentes práticas nas áreas do retalho, serviços, comunicação, branding e marketing digital. Assim, o aluno desenvolve competências para a desenvolver as práticas mais eficazes para que uma empresa possa competir nestas áreas no mercado global.

1. Introdução ao marketing

1.1. A atitude atual do marketing e da gestão comercial

1.2. Tendências no marketing

1.3. O marketing 5.0

1. A rápida resposta ao mercado

2.1. A experiência do consumidor e a sua primazia

2.2. O mundo físico e digital

1. A internacionalização
  2. As decisões assentes na estratégia

4.1. A oferta e os serviços num contexto global

4.2. O valor das marcas

4.3. O valor e os preços internacionais

4.4. A comunicação nos mercados globais

4.5. A gestão internacional da cadeia de distribuição

4.6. O retalho internacional

1. O planeamento comercial em contexto de negócios internacionais

• Hollensen, Svend (2019). Marketing Management – A Relationship Approach. Benalux: Pearson.

Bibliografia Complementar

• Lubian, Francisco J López, and Esteves, José (2017). Value in a Digital World: How to assess business models and measure value in a digital world. Madrid: Springer.
  • Brown, Tim (2019). Change by Design. Harper Business.
  • Baynast, Arnaud de et al. (2018). Mercator 25 Anos – O Marketing na Era Digital. Alfragide: Publicações Dom Quixote.
  • Kotler, P., Armestrong, G., Saunders, J., Wong, V. (2017). Principles of Marketing. 7th European edition. Londres: Prentice-Hall Europe.
  • Kotler, Philip, Kartajaya, Hermawan, Setiawan, Iwan (2021). Marketing 5.0 – Tecnologia para a humanidade. Actual Editora.
  • Oliveira, Carlos Manuel de (2023). Humantech Marketinh – O marketing molecular e humano. Editora Atual.
  • Silva, Susana Costa, Meneses, Raquel Meneses, Pinho, José Carlos (2018). Marketing Internacional. Ed. Actual.