Gestão da Cadeia de Abastecimento

Conhecimentos básicos na área da Gestão, nomeadamente das suas funções.

Os conceitos fundamentais, métodos e modelos, ilustrados com exemplos práticos, são apresentados nas aulas teóricas adotando o método expositivo e promovendo a participação dos alunos.

Procura-se a promoção do trabalho individual e em equipa onde os estudantes resolvem exercícios e respondem a desafios no âmbito da gestão da cadeia de abastecimento, com análise dos resultados dos trabalhos, feita em aula.

O contacto com casos reais é também promovido através do contacto com empresas onde é feita a recolha e análise de informação sobre as temáticas leccionadas e discutidas em sala de aula.

A unidade curricular tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos que lhes permitam tornar as
cadeias de abastecimento sustentáveis ao nível organizacional e global.
Pretende-se que no final da lecionação da unidade curricular os estudantes sejam capazes de:
– Compreender a complexidade da estrutura de uma cadeia de abastecimento e dos processos inerentes
– Perceber a importância da tomada de decisões eficazes e eficientes.
– Aplicar as estratégias e os paradigmas de gestão mais adequados para tornar as cadeias de abastecimento
competitivas,
– Medir e controlar o desempenho de cadeias de abastecimento

1- O negócio e a Gestão da Cadeia de Abastecimento
1.1. Conceitos fundamentais
1.2. Tipos de cadeias de Abastecimento
1.3. Configuração das redes de Abastecimento
1.4. Modelos de Organização
2- A Gestão Operacional da Cadeia de Abastecimento
2.1. Análise de estratégias e paradigmas de gestão da cadeia de abastecimento
2.2. Modelação da Cadeia de Abastecimento
2.3. Operações Logísticas
3- Sustentabilidade e Gestão do risco da Cadeia de Abastecimento
3.1. Sustentabilidade e Cadeia de Abastecimento
3.2. Impactos sobre a cadeia de Valor
3.3. Tipos de risco
3.4. Gestão do risco
4- Avaliação do Desempenho da Cadeia de Abastecimento
4.1. Métodos Qualitativos e Quantitativos
4.4. Estratégias de Internacionalização

Fundamental

• Carvalho J.C. (2017). Logística e Gestão na Cadeia de Abastecimento, 2ª Ed., Ed. Sílabo, 2017, Lisboa.
• Chopra, S. e Meindl, P., (2018). Supply-Chain Management. Strategy, Planning and Operations, Pearson International Editions, 7a ed., New Jersey.

Complementar

• Simchi-Levi, D., Kaminsky, P., Simchi-Levi, E. (2007). Designing & Managing the supply chain – concepts, strategies & case studies, 3ª ed., McGraw-Hill.
• Carvalho J.C., et al., (2004). Logística, Supply Chain & Network Management. Gestão em Casos de Estudo, Ad Litteram, Lisboa.