Gestão da Distribuição

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução ao Marketing

Introdução à gestão

Métodos de Ensino

Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:

1) Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: exposição, explicação e diálogo;

2) Metodologias intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração, audiovisuais e textos escritos;

3) Metodologias activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: trabalhos em grupo;

4) Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.

Resultados de Aprendizagem

a) Conhecer a distribuição enquanto variável de marketing;
b) Saber diagnosticar vantagens e inconvenientes de localizações, tipologias e formas de comércio;
c) Conhecer e aplicar os princípios básicos de um estudo de viabilidade de implantação;
d) Saber a importância da gestão da cadeia de valor;
e) Dominar e aplicar princípios de gestão de stocks e armazenamento.

Programa

I – Introdução à Distribuição e ao retalho

II – O ponto de venda

– Tipos de lojas a retalho

– Seleção da localização da loja

– Os elementos em loja

III – Comunicação na Loja

IV – Gestão de Preços no retalho

V – Comportamentos de consumidores em Lojas a retalho

VI – A Animação em Loja

– Promoções de vendas

– Relações públicas

– Atendimento ao cliente

VII – Gestão de Operações no retalho

 – Dimensões financeiras

– Dimensões operacionais

– Gestão diária do ponto de venda

– Gestão das entregas a clientes

– Operações de Conservação e Manutenção da loja

– Lean Management

VIII – Formulação da estratégia a retalho e plano de ação

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Carvalho, J. M. C. (2004). Logística (3.ª ed.). Edições Sílabo.
Carvalho, J. M. C., & Dias, E. B. (2004). Estratégias logísticas: Como servir o cliente a baixo custo. Edições Sílabo.

Pratas, J. M., & Brito, P. Q. (2019). Distribuição: Gestão de pontos de venda e de retalho. Actual Editora.

Rousseau, J. A. (2002). O que é a distribuição?. Princípia Editora.
Rousseau, J. A. (2008). Manual de distribuição (2.ª ed.). Princípia Editora.