Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução ao Marketing
Introdução à gestão
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular são utilizadas as seguintes metodologias de ensino:
1) Metodologias verbais (dizer), fazendo uso dos recursos pedagógico: exposição, explicação e diálogo;
2) Metodologias intuitivas (mostrar), fazendo uso dos recursos pedagógicos: demonstração, audiovisuais e textos escritos;
3) Metodologias activas (fazer), fazendo uso dos recursos pedagógicos: trabalhos em grupo;
4) Metodologias que incorporam novas tecnologias nos processos de ensino: gamificação.
Resultados de Aprendizagem
a) Conhecer a distribuição enquanto variável de marketing;
b) Saber diagnosticar vantagens e inconvenientes de localizações, tipologias e formas de comércio;
c) Conhecer e aplicar os princípios básicos de um estudo de viabilidade de implantação;
d) Saber a importância da gestão da cadeia de valor;
e) Dominar e aplicar princípios de gestão de stocks e armazenamento.
Programa
I – Introdução à Distribuição e ao retalho
II – O ponto de venda
– Tipos de lojas a retalho
– Seleção da localização da loja
– Os elementos em loja
III – Comunicação na Loja
IV – Gestão de Preços no retalho
V – Comportamentos de consumidores em Lojas a retalho
VI – A Animação em Loja
– Promoções de vendas
– Relações públicas
– Atendimento ao cliente
VII – Gestão de Operações no retalho
– Dimensões financeiras
– Dimensões operacionais
– Gestão diária do ponto de venda
– Gestão das entregas a clientes
– Operações de Conservação e Manutenção da loja
– Lean Management
VIII – Formulação da estratégia a retalho e plano de ação
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Carvalho, J. M. C. (2004). Logística (3.ª ed.). Edições Sílabo.
Carvalho, J. M. C., & Dias, E. B. (2004). Estratégias logísticas: Como servir o cliente a baixo custo. Edições Sílabo.
Pratas, J. M., & Brito, P. Q. (2019). Distribuição: Gestão de pontos de venda e de retalho. Actual Editora.
Rousseau, J. A. (2002). O que é a distribuição?. Princípia Editora.
Rousseau, J. A. (2008). Manual de distribuição (2.ª ed.). Princípia Editora.