Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável.
Métodos de Ensino
As aulas são teórico-práticas.
Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios para fomentar a participação ativa.
Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma forte integração aos contextos organizacionais e profissionais dos vários alunos.
Resultados de Aprendizagem
O propósito desta Unidade Curricular é dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam compreender, superar e gerir processos de mudança organizacional como motor de desenvolvimento, aprendizagem e inovação, bem como, conhecer as principais caraterísticas do coaching e o seu contributo como ferramenta poderosa para os gestores na sua atuação no dia a dia das organizações.
São objetivos específicos:
- Analisar e compreender os fatores influenciadores da mudança organizacional;
- Compreender o processo de mudança numa organização nos seus diferentes enquadramentos;
- Compreender as variáveis que condicionam os processos de mudança;
- Conhecer e aplicar as estratégias para gerir a mudança enquanto motor de desenvolvimento, aprendizagem e inovação organizacional;
- Conhecer as principais características de um processo de coaching e sua importância;
- Conhecer os determinantes do sucesso de um processo de coaching;
- Desenvolver competências de coaching executivo para a eficácia organizacional.
Programa
- Porquê, quando e como mudar
1.1. As forças que atuam como estímulos à mudança
1.2. Conceito, tipo de mudanças e suas implicações
2. Porque falham os processos de mudança
2.1. As resistências à mudança
3. Como conduzir os processos de mudança
3.1. Gerir a mudança: processo, etapas e estratégias
4. A mudança como um processo de desenvolvimento, aprendizagem e inovação nas organizações
5. Coaching
5.1. Contextualização do coaching, conceito e evolução
5.2. Caraterísticas e princípios fundamentais do processo de coaching
5.3. Linhas orientadoras, metodologia e benefícios
6. As competências essenciais em coaching para a gestão da mudança organizacional
7. O coaching na atuação dos líderes e/ou gestores no dia a dia das organizações
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
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Boyce, L. A., & Hernez-Broome, G., (2011). Introduction: State of Executive Coaching: Framing Leadership Coaching Issues. In G. Hernez-Broome & L. A. Boyce, Advancing Executive Coaching. Setting the course for successful leadership coaching (Eds.) (pp. xliii-lxi). San Francisco: John Wiley & Sons.
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Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Neves, P., & Cabral-Cardoso, C. C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH.
- Gibson, J. L., Ivancevich, J. M., Donnelly, J. H., & Konopaske, R. (2006). Organizações: Comportamentos, estruturas e processos. São Paulo: McGrow-Hill.
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Penim, A., & Catalão, J. (2019). Ferramentas de Coaching (8ª Ed.). Lisboa: Lidel
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Rego, A., Cunha, M. P., Oliveira, C. M., & Marcelino, A. R. (2007). Coaching para Executivos. Lisboa: Escolar Editora.