Gestão da Mudança e Coaching

Conhecimentos de Base Recomendados

Não aplicável.

Métodos de Ensino

As aulas são teórico-práticas.

Na abordagem das temáticas serão utilizados meios audiovisuais e digitais para apresentação dos conteúdos e exemplos que os ilustrem, bem como casos práticos e exercícios para fomentar a participação ativa.

Os métodos pedagógicos utilizados serão: o expositivo, o interrogativo e o estudo de caso, possibilitando uma forte integração aos contextos organizacionais e profissionais dos vários alunos.

Resultados de Aprendizagem

O propósito desta Unidade Curricular é dotar os alunos de conhecimentos e técnicas que lhes permitam compreender, superar e gerir processos de mudança organizacional como motor de desenvolvimento, aprendizagem e inovação, bem como, conhecer as principais caraterísticas do coaching e o seu contributo como ferramenta poderosa para os gestores na sua atuação no dia a dia das organizações.

São objetivos específicos:

  • Analisar e compreender os fatores influenciadores da mudança organizacional;
  • Compreender o processo de mudança numa organização nos seus diferentes enquadramentos;
  • Compreender as variáveis que condicionam os processos de mudança;
  • Conhecer e aplicar as estratégias para gerir a mudança enquanto motor de desenvolvimento, aprendizagem e inovação organizacional;
  • Conhecer as principais características de um processo de coaching e sua importância;
  • Conhecer os determinantes do sucesso de um processo de coaching;
  • Desenvolver competências de coaching executivo para a eficácia organizacional.

Programa

  1. Porquê, quando e como mudar

         1.1. As forças que atuam como estímulos à mudança

         1.2. Conceito, tipo de mudanças e suas implicações

      2. Porque falham os processos de mudança

        2.1. As resistências à mudança

      3. Como conduzir os processos de mudança

        3.1. Gerir a mudança: processo, etapas e estratégias

      4. A mudança como um processo de desenvolvimento, aprendizagem e inovação nas organizações

      5. Coaching

       5.1. Contextualização do coaching, conceito e evolução

       5.2. Caraterísticas e princípios fundamentais do processo de coaching

       5.3. Linhas orientadoras, metodologia e benefícios

     6. As competências essenciais em coaching para a gestão da mudança organizacional

     7. O coaching na atuação dos líderes e/ou gestores no dia a dia das organizações

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

 

  • Boyce, L. A., & Hernez-Broome, G., (2011). Introduction: State of Executive Coaching: Framing Leadership Coaching Issues. In G. Hernez-Broome & L. A. Boyce, Advancing Executive Coaching. Setting the course for successful leadership coaching (Eds.) (pp. xliii-lxi). San Francisco: John Wiley & Sons.

 

  • Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., Neves, P., & Cabral-Cardoso, C. C. (2016). Manual de comportamento organizacional e gestão (8ª Ed.). Lisboa: Editora RH. 

 

  • Gibson, J. L., Ivancevich, J. M., Donnelly, J. H., & Konopaske, R. (2006). Organizações: Comportamentos, estruturas e processos. São Paulo: McGrow-Hill. 

 

  • Penim, A., & Catalão, J. (2019). Ferramentas de Coaching (8ª Ed.). Lisboa: Lidel

     

     

  • Rego, A., Cunha, M. P., Oliveira, C. M., & Marcelino, A. R. (2007). Coaching para Executivos. Lisboa: Escolar Editora.