Gestão da Produção Agrícola

não aplicável

Sessões teórico-práticas, com metodologia expositiva para a apresentação de conceitos teóricos;
Permanente ilustração com casos práticos e discussão em grupo;
Análise de artigos científicos e de divulgação;
Consulta e pesquisa de elementos e dados; Consulta de programas (software) de gestão pecuária e/ou agrícola.
Observação direta e avaliação concreta de situações da exploração agropecuária da ESAC e/ou noutras
explorações;
Visualização de conteúdos em formato vídeo.

1. Conhecer os principais tipos de produção agrícola praticados;
2. Compreender as opções técnicas de gestão da exploração agrícola em função dos sistemas de agricultura praticados;
3. Reconhecer a importância da gestão eficiente dos fatores de produção numa exploração agrícola;
4. Relacionar os sistemas de produção animal adotados com a gestão das explorações;
5. Compreender a base do ciclo de produção numa exploração pecuária;
6. Interpretar a adoção de indicadores técnico-económicos no conjunto de elementos de gestão de empresas de produção animal;
7. Relacionar as especificidades técnicas das empresas agrícolas com as suas implicações na gestão.

I – Gestão da produção em empresas de produção agrícola.
1. Sistemas de agricultura. Visão nacional e internacional. Tipos de agricultura praticados e ambiente em que se inserem.
2. Condução das culturas agrícolas. Condicionalismos e estrangulamentos da produção agrícola.
3. Fatores de produção em agricultura. Visão técnico-económica. Eficiência na utilização dos fatores de produção.

II – Gestão da produção em empresas com pecuária
1. Sistemas de produção em explorações pecuárias
2. Fases predominantes do ciclo de produção animal: cobrição, gestação, parto, lactação, desmame e seca
3. Aspetos determinantes na gestão de explorações pecuárias
3.1 – Alimentação dos animais (alimentos, sistemas digestivos e implicações da sazonalidade da produção forrageira)
3.2 – Definição da época de partos
3.3 – Crescimento, desenvolvimento e produção leiteira
3.4 – Indicadores técnico-económicos (pesos e idades, produtivos e reprodutivos)

Avaliação por Exame
  • - Exame escrito, onde a Nota Final = (0,50 x Nota Módulo I) + (0,50 x Nota Módulo II) - 100.0%
Avaliação Contínua
  • - Módulo II (50%): Teste escrito - 50.0%
  • - Módulo I (50%): Teste escrito - 50.0%

CARAVACA RODRIGUES, F., GONZÁLEZ REDONDO, P. – Sistema ganaderos en el siglo XXI. Universidad de Sevilla, 2011.

CUNHA, M.; CASAU, F.; AMARO, R.; OLIVEIRA, A. – Tecnologias Limpas em Agro-Pecuária. Sociedade Portuguesa de Inovação. Porto, 2005.

HERREN, RAY V. – The science of animal agriculture, 4th edition, Cengage Learning, US, 2012.

KNUTSON, R.D.; PENN, J.B.; FLINCHBAUGH,B. L. – Agricultural and Food Policy, 6.e, Kansas State University, Prentice Hall, Paper, 208 pp 2007.

PINHEIRO, A. C. A.; COELHO, J. C.; NETO, M. C. – Gestão da Empresa Agrícola no Século XXI – Manual II – Gestão e Administração de Empresas. Ed. AJAP/Agri-Ciência. Medida 10 do Programa Agro, 2004.

RODRIGUEZ, F.; GENÍS, J.: GUERRERO, J.; PERTINEZ, M.; GUERRERO, Y.; ALDEA, M. REDONDO, P. – Bases de la Producción Animal. Universidad de Sevilla, Serie Manuais Universitarios, Num. 61. Sevilla, 2005.

TERRÓN, P. – Fitotecnia: ingeniería de la producción vegetal. Madrid: Ed. Mundi-Prensa. 2002.

VIGNAU-LOUSTAU, Laurente; HUYGHE, Christian – Stratégies fourragères – pâturage – ensilage – foin. Editions France Agricole, 2008.

VILLALOBOS, F.; MATEOS, L.; ORGAZ, F.; FERRERES, E. – Fitotecnia: bases y tecnologías de la producción agrícola. Madrid, 2002.