Conhecimentos de Base Recomendados
NA
Métodos de Ensino
As metodologias de ensino têm como objetivo conferir as competências visadas, recorrendo a métodos expositivos e demonstrativos, à resolução de problemas práticos, ao estudo de casos e à utilização de meios informáticos.
O ensino é muito vocacionado para o desenvolvimento de competências, exigindo-se da parte do aluno um substancial trabalho suplementar e proactivo fora das horas de contacto.
Resultados de Aprendizagem
É objetivo no final da unidade curricular que o aluno esteja apto a: a) Compreender a evolução da gestão da qualidade;
b) Compreender a importância da função gestão da qualidade como função estratégica nas organizações;
c) Desenvolver, implementar e monitorizar programas de melhoria;
d) Conhecer as ferramentas da gestão da qualidade, a gestão por processos, os riscos associados ao negócio
(pensamento baseado no risco) e sistemas de indicadores de gestão;
e) Implementar, manter e monitorizar um SGQ com vista à sua certificação.
Programa
a) Evolução da função Gestão da Qualidade função da evolução do mercado e da globalização
b) Princípios da Qualidade e seu relacionamento com os princípios organizacionais: liderança e planeamentoestratégico; comunicação; Delegação de responsabilidade; Risco de negócio; Cultura da organização; c) Análise dos requisitos da NP EN ISO 9001 (em conjunto com a 9004)
– Princípios de Gestão da Qualidade
– Custos da Qualidade
– Pensamento baseado no risco
– Desmaterialização de processos
– Gestão de processos
– Etapas para a implementação de um sistema de Gestão da Qualidade
– Indicadores e monitorização dos processos
– Avaliação de desempenho do SGQ
e) Metodologia para a implementação de um SGQ
f) Aplicação prática a um caso de estudo
– Caracterização de uma empresa
– Implementação de um SGQ
– Análise de risco
– Definição da política e objetivos da qualidade- identificação e caracterização de processos g) Apresentação dos trabalhos realizados
Métodos de Avaliação
- - a) Prova escrita individual, com um peso de 50% na nota final - 50.0%
- - b) Componente prática, com um peso de 50% na nota final - 50.0%
- - Prova escrita individual - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Instituto Português da Qualidade (2015), NP EN ISO 9000:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Fundamentos e vocabulário, IPQ, Monte da Caparica.
Instituto Português da Qualidade (2015), NP EN ISO 9001:2015 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Requisitos, IPQ, Monte da Caparica.
Instituto Português da Qualidade (2011), NP EN ISO 9004:2011 – Sistemas de Gestão da Qualidade: Linhas de orientação para a melhoria de desempenho, IPQ, Monte da Caparica.
Instituto Português da Qualidade (2013), ISO 31000:2013 – Gestão de Risco, IPQ, Monte da Caparica.
Instituto Português da Qualidade (2004), NP 4239:2004 – Bases para a Quantificação dos Custos da Qualidade, IPQ, Monte da Caparica.
Pinto, A. (2017) ISO 9001:2015 – Guia Prático.
Rosa, M. J., Sarrico C.S. & Moura e Sá, P. (2014) Qualidade em Ação – Da teoria para a prática, da prática para a excelência, Edições Sílabo.
Pires, A. Ramos (2004), Qualidade – Sistemas de Gestão da Qualidade, 3.ª edição, Edições Sílabo, Lisboa.