Gestão de Empresas (TRI)

Conhecimentos de Análise Matemática e Álgebra Linear obtidos na Licenciatura.

No âmbito das metodologias de ensino usa-se o método expositivo, com recurso à projeção de diapositivos, bem como os métodos dedutivo e indutivo.

É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, ou seja, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade empresarial. Os alunos resolvem casos práticos, que sejam semelhantes às situações que irão ter na sua vida profissional.

A avaliação da unidade curricular integra uma frequência (75%) ou exame final (75%) e um trabalho prático de grupo (25%).

Proporcionar uma visão geral das organizações e da gestão no contexto das sociedades atuais.

Compreender os requisitos dos negócios das empresas, aplicando alguns modelos de análise.

Compreender a origem e o significado do marketing.

Examinar o mercado das empresas. Identificar as diversas variáveis disponíveis para interagir com o mercado.

Explicar diferentes abordagens teóricas à liderança e motivação de pessoas e relacioná-las com o dia-a-dia dasorganizações.

Compreender e utilizar as ferramentas de planeamento de projetos.

Compreender os conceitos,métodos e critérios para a preparação e divulgação da informação contabilística normalizada.

Compreender a relevância da Contabilidade no apoio à tomada de decisões.

Utilizar técnicas e modelos de avaliação de gestão financeira.

Planear e fundamentar as decisões financeiras no curto, médio e longo prazo. Elaborar os documentos financeiros previsionais.

Compreender e fundamentar as decisões de investimento e os instrumentos de financiamento.

Compreender e utilizar as ferramentas de planeamento de projetos.

Dotar os alunos de conceitos de planeamento e gestão das operações.

Capacitar para prever necessidades, planear e escalar recursos, assegurando o cumprimento de metas e otimizando as operações.

Módulo 1

Organizações e a gestão. As funções e os níveis de gestão. Os objetivos das empresas e os stakeholders. A gestão estratégica das organizações: análise, formulação, implementação e controlo. O Marketing e a sociedade: criar valor, satisfazer necessidades e facilitar as trocas. Os mercados e a sua segmentação. O marketing-mix. A gestão de recursos humanos e o comportamento organizacional. Motivação e liderança. Planeamento e Gestão de Projetos. Método PERT. Método CPM. Gestão dos Materiais. Modelos determinísticos. Modelos estocásticos. Contabilidade Geral e de Gestão. Normalização Contabilística -SNC. Dinâmica patrimonial. Estudo das contas. Demonstrações Financeiras. Balanço. Demonstração dos Resultados. Gestão Financeira. Instrumentos, Métodos e Técnicas de Análise. Estudo da Rendibilidade. Estudo do Equilíbrio Financeiro. Planeamento Financeiro. Análise de Risco. Análise Económica e Financeira de Investimento. Mapas dos fluxos financeiros dos investimentos. Ferramentas da avaliação.

Módulo 2 – Gestão das Operações

Previsão da procura. Planeamento agregado da produção e Plano diretor de produção. Programação da produção em ambientes intermitentes e contínuos. Gestão de filas de espera. Programação e gestão de materiais e capacidades para procura Dependente (MRP/CRP). Gestão de inventário- modelos determinísticos e modelos estocásticos, procura contínua e procura discreta. Planeamento e controlo de projetos (CPM e PERT). Novas filosofias de produção (Lean, JIT, TQM).

Boddy, D. (2008). Management, An Introduction, Prentice-Hall, 4th Edition.

Carvalho, J. E. (2009). Gestão de Empresas. Edições Sílabo.

Ferreira, M.F, Santos, J.C, Reis, N. e Marques, T (2011). Gestão Empresarial, Ed. Lidel.

Robbins, S. & Coulter, M. (2014). Management. 12 edition. Prentice Hall.

Sotomayor, A.M., Rodrigues, J., Duarte, M. (2018). Princípios de Gestão das Organizações. (3o edição): Rei dos Livros.

Teixeira, S. (2013). Gestão das Organizações. 3a edição. Escolar Editora.