Conhecimentos de Base Recomendados
N/A
Métodos de Ensino
Os conteúdos programáticos serão desenvolvidos através do recurso a:
a) sessões teóricas expositivas,
b) sessões teórico-práticas de análise e discussão de casos
c) sessões práticas de realização de pequenos exercícios formativos
d) realização de trabalhos práticos
Resultados de Aprendizagem
No final do semestre, os formandos deverão estar em condições de:
a) Saber definir e reconhecer a importância dos fenómenos grupais nas organizações
b) Conhecer alguns dos modelos teóricos usados no estudo dos grupos e equipas
c) Conhecer alguns dos determinantes da coesão grupal e da produtividade das equipas de trabalho, bem como alguns dos obstáculos mais comuns;
d) Conhecer algumas das boas práticas de gestão das equipas de trabalho em contexto organizacional;
Programa
1) Grupos e equipas de trabalho
2) Comunicação e participação nos grupos e equipas de trabalho
3) A produtividade dos grupos e das equipas de trabalho
4) A organização das relações de trabalho entre indivíduos e entre grupos
5) Liderança de grupos e de equipas de trabalho
6) A construção da confiança interpessoal, grupal e organizacional
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame - 100.0%
- - Frequência - 25.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 50.0%
- - Assiduidade e Participação - 25.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Amabile, T. M. (Ed) (2017). HBR 10 must reads on teams. Actual Ed.
Dyer, W. et al (2021). Team building. Wiley.
Jones, S., & Beyerlein, M. (2021). Developing high-performance workteams. American Society for Training & Development
Mears, P. (2020). Organization teams: Building continuous quality improvement: Facilitator’s Guide. CRC Press
Robbins, H., & Finley, M. (2020). The new why teams don´t work. Berrett-Koehler
Stanton, N. (Ed) (2017). Trust in military teams. Bocca Raton.