Conhecimentos de Base Recomendados
Não aplicável
Métodos de Ensino
A unidade curricular será desenvolvida segundo um modelo teórico-prático com exposição estruturada dos conteúdos e respectiva análise e discussão ou debate. Utilizar-se-á uma metodologia interrogativa e interactiva
prévia à apresentação dos principais conteúdos e conceitos, e demonstração/exemplificação dos mesmos através da sua aplicação prática em situações quotidianas e recorrendo, sempre que se justifique, a meios audiovisuais.
Contempla ainda o estudo autónomo com pesquisas sobre os conteúdos expostos e a leitura e análise crítica de textos/artigos.
Resultados de Aprendizagem
a) Reconhecer os diferentes espaços comerciais
b) Identificar os aspetos a ter em consideração no design do espaço comercial
c) Compreender a envolvente legislativa e regulamentar em torno de um espaço comercial
d) Capacitar para a gestão das atividades em contexto de espaço comercial
Programa
2. Planeamento do espaço comercial
3. Gestão de armazém
4. Gestão de equipamentos
5. Qualidade de serviço no espaço comercial
6. Gestão de reclamações
7. Gestão da comunicação
8. Gestão de preços
9. Marketing nos espaços comerciais
10. Legislação associada aos espaços comerciais
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Exame Escrito - 100.0%
- - Trabalho prático - 50.0%
- - Teste Escrito - 50.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Fernandes, A. (2010). Qualidade de Serviço. Editora Pergaminho.
Liljenwall. (2013). O Poder do Marketing no Ponto de Venda. TopBooks.
Lindon, D. (2011). Mercator XXI. D. Quixote
Mata, A. (2003). Front Office Operação e Gestão. Prefácio.
Monteiro, V. (2011). Manutenção de Equipamentos e Sistemas. Lidel
Péres, l. (2001). Manual Prático de Receção Hoteleira. Editora Roca
Reis, L. (2008). Manual da Gestão de Stocks. Editorial Presença