Métodos de Ensino
A presente unidade curricular está alicerçada em 3 eixos metodológicos complementares entre os quais: aulas expositivas, importantes para a partilha de conceitos e informações teóricas sobre os princípios fundamentais de gestão de marcas e eventos; análise de estudos de caso, fundamentais para interpretar através de exemplos práticos e reais os conceitos aprendidos e, por último; o desenvolvimento de trabalhos de grupo e atividades conjuntas, de modo a fomentar o pensamento crítico e a cocriacao de soluções por via de exercícios práticos que comprovem o bom aproveitamento das aulas.
Serão assim, desenvolvidas aulas de:
1. Carácter teórico-prático de análise e discussão de casos.
2. Práticas de aplicação de competências em projeto
Resultados de Aprendizagem
A presente unidade curricular tem como objetivo principal dotar os participantes de ferramentas e conhecimentos necessários à eficaz criação, gestão e organização de eventos que atuem como elementos de ativação de marcas territoriais. Para este efeito, serão desenvolvidas competências ao nível da definição estratégica, planeamento, legislação e protocolo em diferentes tipologias de evento. Será também aprofundado o conceito de marca municipal, bem como o seu respetivo papel na valorização do território, através de uma metodologia de governação alicerçada nos conceitos de Branding e Marketing Territorial.
Programa
Gestão de Marcas Municipais
1. Introdução ao conceito de branding nos territórios
2. Arquitetura de marcas e definição de estrutura organizacional
3. Metodologia de gestão de marcas municipais
4. Territórios que marcam
Gestão de Eventos
1. Introdução
2. Planeamento de Eventos
a. Estratégia
b. Fases do Planeamento em eventos
3. Os eventos na Função Pública
a. Legislação aplicável
b. Procedimento de aquisição de Serviços em Função Pública
c. Protocolo
4. Orçamento
Docente(s) responsável(eis)
Métodos de Avaliação
- - Projeto individual - 100.0%
- - Trabalho Individual e/ou de Grupo - 100.0%
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bowdin, G. A. J., Allen, J., O’Toole, W., Harris, R., & McDonnell, I. (2008). Events Management (3a Edição). Burlington: Elsevier Butterworth-Heinemann.
Blythe, J. (2005). Essentials of Marketing (3a Edição). England: Pearson Education Limited.
Lei das Precedências do Protocolo do Estado Português – Lei n.º 40/2006, de 25 de agosto
Isidoro, A. M., Simões M.M,Saldanha, S. D. (2013). Manual de Organização e Gestão de Eventos. Edições Sílabo.
Kavaratzis, M. (2015). Place Marketing and Branding: A Practical Guide for Cities and Regions. Routledge.