Gestão de Marcas

Conhecimentos de Base Recomendados

Serão Recomendados os conhecimentos de base na área do Marketing

Métodos de Ensino

Serão utilizadas as seguintes metodologias de ensino-aprendizagem:
1. Expositiva, com recurso a meios audiovisuais para explicação dos conteúdos programáticos;
2. Activa, através da resolução de casos práticos e discussão de estudos de caso e artigos científicos;
3. Colaborativa, através da realização de trabalhos em grupo.
Os alunos poderão obter aprovação pelos regimes de:
– avaliação discreta;
– avaliação por exame final.
O regime de avaliação discreta inclui os seguintes momentos de avaliação:
– trabalho de grupo (artigo científico), com um peso de 50% na nota final;
– prova escrita individual, sem consulta, com um peso de 50% na nota final.
Em nenhum dos momentos de avaliação a classificação poderá ser inferior a 7 valores.
O regime de avaliação por exame final consistirá numa prova escrita individual, sem consulta.

Resultados de Aprendizagem

No final da unidade curricular, o aluno deverá ter alcançado os seguintes objectivos de aprendizagem:
a) Dominar os conceitos fundamentais da marca;
b) Conhecer os princípios do ordenamento jurídico das marcas;
c) Entender as dimensões e processo de desenvolvimento da identidade corporativa da marca;
d) Comparar os diferentes modelos do valor da marca;
e) Aplicar abordagens relacionais do marketing à gestão da marca através;
f) Investigar autonomamente, formular juízos de valor fundamentados e comunicar de forma escrita e oral com clareza.

Programa

1. Conceitos fundamentais da marca
2. Direito da marca
3. Identidade da marca
4. Valor da marca
5. Gestão relacional da marca
6. Investigação aplicada à marca

Docente(s) responsável(eis)

Métodos de Avaliação

Avaliação Periódica
  • - trabalho de grupo (artigo científico) - 50.0%
  • - Teste Escrito - 50.0%
Avaliação por Exame
  • - Exame Escrito - 100.0%

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Kapferer, J.-N. (2007). The New Strategic Brand Management: Creating and Sustaining Brand Equity Long Term (3rd edition). London: Kogan Page.

Aaker, D. (1996). Building strong brands. New York: The Free Press.

Keller, K. (2008). Strategic Brand Management: Building, Measuring, and Managing Brand Equity (3rd edition). Upper Saddle River: Prentice Hall.

De Chernatony, L. & McDonald, M. (2003). Creating Powerful Brands (3rd edition). London: Butterworth-Heinemann,

Aaker, D. (1991). Managing Brand Equity: Capitalizing on the Value of a Brand Name. New York: The Free Press.

Lencastre, P. (Ed.) (2007). O Livro da Marca. Lisboa: Dom Quixote.