Conhecimentos de Base Recomendados
Introdução ao Marketing
Métodos de Ensino
Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino:
a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;
b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;
c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.
Resultados de Aprendizagem
Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:
a) Explicar os conceitos fundamentais de pricing;
b) Compreender a formação de preços com base nos custos;
c) Compreender a formação de preços com base nas perceções de valor dos clientes;
d) Compreender a formação de preços com base na concorrência;
e) Distinguir as diversas estratégias de pricing;
f) Distinguir as diferentes opções táticas de pricing.
g) Selecionar decisões de pricing entre alternativas e avaliar o seu impacto na performance organizacional.
Programa
1. Conceitos fundamentais de pricing
2. Preços, custos e rentabilidade
3. Preços e perceções de valor
4. Preços e concorrência
5. Estratégias de pricing
6. Ajustamentos aos preços
Docente(s) responsável(eis)
Estágio(s)
NAO
Bibliografia
Bernardi, L. A. (2017). Formação de preços: estratégias, custos e resultados (5.ª ed.). Atlas.
Bouter, E. J. (2013). Pricing: The Third Business Skill. Principles of Price Management. FirstPrice BV.
Bruni, A. L., & Famá, R. (2012). Gestão de Custos e Formação de Preços (6.ª ed.). Atlas.
Coelho, F. S. (2018). Formação de preço de produtos e serviços: Modelo tridimensional de percepção de valor, estratégias de preço e posicionamento frente aos concorrentes. Edição de autor.
Nagle, T. T., & Müller, G. (2018). The Strategy and Tactics of Pricing: A guide to growing more profitably (6th ed.). Routledge.
Porto, G. (2014). Formação e gestão de preços. FGV Editora.