Gestão de Preços

Conhecimentos de Base Recomendados

Introdução ao Marketing

Métodos de Ensino

 

Nesta unidade curricular, são utilizados os seguintes métodos de ensino: 

a) Métodos verbais, com utilização de exposição, explicação, diálogo, debate e interrogação;

b) Métodos intuitivos, com utilização de demonstração, audiovisuais e textos escritos;

c) Métodos ativos, com utilização de trabalhos em grupo e estudo de casos.

 

Resultados de Aprendizagem

Espera-se que no final da unidade curricular o aluno esteja habilitado a:

a) Explicar os conceitos fundamentais de pricing;

b) Compreender a formação de preços com base nos custos;

c) Compreender a formação de preços com base nas perceções de valor dos clientes;

d) Compreender a formação de preços com base na concorrência;

e) Distinguir as diversas estratégias de pricing;

f) Distinguir as diferentes opções táticas de pricing.

g) Selecionar decisões de pricing entre alternativas e avaliar o seu impacto na performance organizacional.

Programa

1. Conceitos fundamentais de pricing

2. Preços, custos e rentabilidade

3. Preços e perceções de valor

4. Preços e concorrência

5. Estratégias de pricing

6. Ajustamentos aos preços

Docente(s) responsável(eis)

Estágio(s)

NAO

Bibliografia

Bernardi, L. A. (2017). Formação de preços: estratégias, custos e resultados (5.ª ed.). Atlas.

Bouter, E. J. (2013). Pricing: The Third Business Skill. Principles of Price Management. FirstPrice BV.

Bruni, A. L., & Famá, R. (2012). Gestão de Custos e Formação de Preços (6.ª ed.). Atlas.

Coelho, F. S. (2018). Formação de preço de produtos e serviços: Modelo tridimensional de percepção de valor, estratégias de preço e posicionamento frente aos concorrentes. Edição de autor.

Nagle, T. T., & Müller, G. (2018). The Strategy and Tactics of Pricing: A guide to growing more profitably (6th ed.). Routledge.

Porto, G. (2014). Formação e gestão de preços. FGV Editora.