Gestão de Recursos Humanos

Saber as Funções do Gestor: Planear, Organizar, Motivar, Liderar e Controlar. Distinguir funções do gestor de funções empresariais.

A disciplina funcionará com aulas teórico-práticas, procurando conjugar a dimensão expositiva da matéria com a necessária exemplificação prática, onde o docente e os alunos apresentarão e discutirão a resolução de diversos casos exemplificativos da vida real.

O objetivo destes trabalhos é triplo:
  i) desenvolver a capacidade de resolução de problemas reais das organizações;
  ii) familiarização do corpo discente com a resolução de Casos Práticos;
  iii) potenciar as relações com outras disciplinas.

Para acelerar a compreensão das matérias e tornar as exposições mais atraentes serão utilizados meios audiovisuais diversos.

Objetivos:

• Adquirir e integrar conhecimentos sobre modelos de planeamento, desenvolvimento e gestão de recursos humanos.
  • Saber elaborar e interpretar uma declaração e análise de funções.
  • Compreender as principais etapas e métodos do processo de recrutamento e seleção.
  • Selecionar e aplicar os vários instrumentos, técnicas e métodos de avaliação de desempenho.
  • Adquirir conhecimentos para poder aconselhar, outros, acerca da formação e desenvolvimento.

Competências:

• Analisar os postos de trabalho e a necessidade de os adaptar à natureza do seu contexto.
  • Elaborar um perfil de competências com base numa Descrição e Análise de Funções.
  • Conhecer os diferentes métodos para realizar uma avaliação e gestão de desempenho.
  • Conhecimentos sobre políticas e estratégias de gestão das pessoas.
  • Capacidade de organização e planificação.
  • Capacidade para pensar de forma criativa e desenvolver novas ideias e conceitos.

1 – Relevância, evolução e enquadramento organizacional da GRH
1.1 – O paradigma atual da gestão: As pessoas como o principal fator competitivo.
1.2 – A evolução da função GRH e as abordagens Hard e Soft.
1.3 – Subsistemas da gestão de recursos humanos: As principais funções, atividades e objetivos
1.4 – Gestão estratégica de recursos humanos: O alinhamento com a estratégia organizacional.
1.5 – A  centralidade da Descrição e Análise de Funções: Processo e métodos.
2 – Atração, Seleção e Integração
2.1 – Tipos e fontes de recrutamento tradicionais versus o e.recruitment e o social recruitment.
2.2 – Práticas de employer branding: A atratividade do empregador e a atração e retenção de talentos.

2.3 – Definição do perfil profissional – Ficha de critérios de seleção e elaboração da publicação.

2.4 – A entrevista tradicional versus a entrevista comportamental (CBBI) e a entrevista situacional.
2.5 – Caraterização geral dos tipos de testes/ provas de seleção.
2.6 – A tomada da decisão de seleção e as entrevistas finais.
2.7 – O processo de acolhimento e integração de novos colaboradores – métodos e práticas.
2.8 – Práticas de validação do processo de seleção e de integração.
3 – Avaliação e Gestão do Desempenho
3.1 – A evolução do conceito e dos objetivos da avaliação: Da avaliação à gestão do desempenho.
3.2 – Os métodos de avaliação tradicionais verus as tendências atuais de avaliação.
3.3 – Formulação de indicadores e de metas: a importância dos objetivos “SMART”.
3.4 – Fases de implementação do processo e o ciclo da avaliação.
3.5 – Condução de entrevistas de avaliação e plano de desenvolvimento pessoal.
4 – Gestão Internacional de Recursos Humanos
4.1 – Estratégias e as práticas organizacionais em contexto internacional
4.2 – A dimensão nacional nas culturas organizacionais.
4.3 – Influência do contexto cultural sobre as práticas fundamentais de gestão RH.
4.4 – Expatriação: Processo, objetivos organizacionais e ajustamento sociocultural dos expatriados.
4.5 – Vantagens e desvantagens organizacionais da seleção de expatriados Vs. autóctones.
5 – Formação, Desenvolvimento de Competências e Carreira
5.1 – Objetivos e tipologias de formação e desenvolvimento nas organizações.
5.2 – Do diagnóstico das necessidades de formação à validação e avaliação dos impactos.
5.3 – Estádios do desenvolvimento de carreira: Os planos de gestão de carreiras.

Fundamental:

• Textos a disponibilizar pelo docente.

Complementar:

• Azmi, Feza Tabassum (2019). Strategic Human Resource Management (1nd ed.). Cambridge University Press. UK.
  • Beardwell, Julie and Amanda Thompson (2017). Human Resource Management: a contemporary approach (8nd ed.). Pearson Education. NY.
  • Caetano, António e Jorge Vala (2007). Gestão de Recursos Humanos (1nd ed.). Editora RH. Lisboa.
  • Collings, David G. et al. (2019). Human Resource Management: A Critical Approach (2nd ed.). Routledge; UK.
  • DeCenzo, D. and Verhulst, S. (2021). Human Resource Management (14nd ed.); Wiley. USA.
  • Dessler, Gary (2023). Human Resource Management (17nd ed.); Pearson Education; NY.
  • Ferreira, Aristides Isidoro et al. (2015). GRH para Gestores (1nd ed.). Editora RH. Lisboa.
  • Lussier, Robert N. and Hendon, John R. (2021). Human Resource Management: Functions, Applications, and Skill Development (4nd ed.). Sage Publications, Inc. USA
  • Noe, Raymond et al. (2022). Fundamentals of Human Resource Management (9nd ed.). McGraw-Hill Education. NY.
  • Rego, Arménio et al.(2015). Manual de Gestão de Pessoas e do Capital Humano (3nd ed.). Edições Sílabo. Lisboa.
  • Snell, Scott A. and Shad Morris (2022). Managing Human Resources (19nd ed.). Cengage Learning. Boston.
  • Sousa, Maria José et al. (2012). Gestão de Recursos Humanos (10nd ed.). Lidel. Lisboa.
  • Storey, John et al.(2020). Strategic Human Resource Management: A Research Overview (2nd ed.). Routledge. USA.
  • Torrington, Derek et. al. (2021). Human Resource Management (11nd ed.). Pearson Education. NY.
  • Wilkinson, Adrian et al. (2019). The Sage Handbook of Human Resource Management (2nd ed.); Sage Publications, Inc. USA.